Chuvas extremas aumentam exponencialmente com o aquecimento global

Isso ocorre no momento em que os países se preparam para se reunir na cúpula COP28 em Dubai, que começa no final desta semana, em meio a temores de que em breve será impossível limitar o aquecimento a longo prazo aos 1,5 graus Celsius que os cientistas dizem ser necessário para conter os piores efeitos do clima causado pelo homem. mudar.

Investigadores do Instituto Potsdam de Investigação do Impacto Climático (PIK) analisaram a intensidade e a frequência dos extremos diários de precipitação sobre a terra em 21 modelos climáticos de “próxima geração” utilizados por um órgão da ONU nas suas avaliações globais.

Compararam então as mudanças projetadas pelos modelos com as observadas historicamente, descobrindo que quase todos os modelos climáticos subestimaram significativamente as taxas a que os aumentos nos extremos de precipitação aumentaram com o aumento da temperatura global.

“O nosso estudo confirma que a intensidade e a frequência dos extremos de chuvas intensas estão a aumentar exponencialmente com cada incremento do aquecimento global ”, disse Max Kotz, autor principal do artigo publicado no Journal of Climate.

As mudanças acompanham a relação Clausius-Clapeyron na física, que estabeleceu que o ar mais quente retém mais vapor d’água. Esta descoberta sustentou o facto de que a temperatura e não o vento dominam a mudança global em eventos extremos de precipitação, segundo os autores.

Aumentos mais fortes na intensidade e frequência das chuvas foram encontrados nos trópicos e nas altas latitudes, como no Sudeste Asiático ou no Norte do Canadá, de acordo com o estudo.

“As chuvas extremas serão mais intensas e frequentes. A sociedade precisa estar preparada para isso”, disse o coautor Anders Levermann. “A boa notícia é que isto torna mais fácil prever o futuro das chuvas extremas. A má notícia é: a situação vai piorar se continuarmos a aumentar as temperaturas globais através da emissão de gases com efeito de estufa”.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas