Autoridades Colombianos visitam o Açaí Kaa em Belém
Industrializar o açaí, que como no Brasil é abundante na Colômbia. Conhecer novas tecnologias de colheita e alternativas para manter a fruta com mais qualidade por mais tempo, sem a dependência do congelamento ou transporte em contêineres refrigerados. Foi com esse objetivo que uma delegação composta por dois governadores, deputados, prefeitos e produtores de açaí da Colômbia visitou nesta sexta-feira (17) as instalações da Açaí Kaa. no distrito Industrial de Icoaraci, em Belém.
Pesquisa e desenvolvimento (P&D)
A companhia trabalha há cinco anos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área do açaí e está preparando o lançamento dos seus primeiros produtos. As pesquisas, porém, vem rendendo frutos importantes, como o novo equipamento de colheita da fruta apresentado com grande sucesso durante o Festival Internacional do Açaí Pará e que é capaz de subir no pé do açaí por controle remoto, colhendo o cacho sozinho. A empresa também apresentou no evento sua versão do sistema de cabovias, capaz de ampliar a coleta da fruta no meio da floresta, em parceria com a empresa Bamak, de Santa Catarina.
O empresário Reinaldo Pinto dos Santos, CEO da Açai Kaa, visitou as áreas de cultivo de açaí na Colômbia e vê na parceria uma rica oportunidade para os dois países. “O açaí da Colômbia é de boa qualidade e há toda uma condição econômica, com oferta de mão de obra para que a fruta se torne importante também para os colombianos”, destacou.
Governador de Putumayo, Colombia
O governador de Putumayo, Departamento da Colômbia, Carlos Andrés Marroquín, disse que a visita ao Açaí Kaa confirmou as expectativas quanto ao que as novas tecnologias podem fazer pelo desenvolvimento da cultura em seu país. “Temos muitas coisas por fazer. Em Putumayo queremos trocar o plantio da coca pelo açaí. Entendemos que o açaí pode se converter em um motor de desenvolvimento, para que não haja mais violência e sim muitas oportunidades para a nossa população”, destacou.
O governador do departamento de Guianía, Armulfo Rivera, disse que o modelo do Açaí Kaa é o modelo que ele gostaria de replicar na Colômbia. “Precisamos desenvolver nossa agricultura e acreditamos que se trata de um modelo bastante competitivo para a nossa região”, completou. Depois da visita no Distrito Industrial, a delegação retornou ao seu país de origem.