Escola Nacional de Botânica Tropical abre visita guiada ao Solar da Imperatriz

Autor: Redação Revista Amazônia

Ao completar 23 anos de reconhecida excelência em sua área, a Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro terá programação especial nesta quinta-feira (6). Para comemorar a data, a ENBT promoverá uma série de atividades, que inclui visita guiada ao Solar da Imperatriz, exposição de ilustrações botânicas e oficina educativa dirigida a professores.

Primeira do gênero na América Latina, a ENBT oferece cursos de mestrado e doutorado – acadêmicos e profissionais – com programas direcionados ao conhecimento da flora nacional, ecossistemas brasileiros e conservação da biodiversidade, cursos de extensão para o público em geral, de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de capacitação para servidores e colaboradores do próprio JBRJ e instituições parceiras, abrangendo também o programa de Educação Ambiental do JBRJ.

Desde sua criação, a Escola tem como sede o Solar da Imperatriz, um raro exemplar da arquitetura semirrural no Rio de Janeiro, construído no século 19. Está situado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1973, como conjunto paisagístico do Horto Florestal, registrado como sítio arqueológico integrante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A criação do Programa de Extensão em Ilustração Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Botânica foram os marcos iniciais da ENBT. Posteriormente, a atuação da Escola ampliou-se em várias frentes, com destaque para a criação do mestrado profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação e a incorporação do Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ. Em 2020, teve início a primeira turma de doutorado profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação.

Confira a seguir a programação de aniversário de 23 anos da Escola Nacional de Botânica Tropical nesta quinta-feira, 6 de junho, para o público:

Visita guiada gratuita ao Solar da Imperatriz

Horário: 10h
Serão oferecidas 15 vagas ao público. O Jardim Botânico vai disponibilizar um ônibus para transporte dos visitantes. O ponto de encontro será às 9h30 no Centro de Visitantes, localizado na Rua Jardim Botânico, 1008. Para participar da visita, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected] ou telefone (21) 3874-1808. A visita terá duração de aproximadamente duas horas.

Guiados pela arquiteta e urbanista do Jardim Botânico Dalila Thiago, os visitantes conhecerão a história da edificação, que teve diversos usos desde o século 19, e representa uma linguagem arquitetônica característica das chácaras e solares situados nos arredores da cidade do Rio de Janeiro na época, com as influências do neoclássico europeu sobre o estilo colonial. Além da casa principal, o público também poderá visitar o local onde existia uma antiga capela – hoje auditório, com parede em pedra – e o porão, com colunas feitas de pedras, onde foram descobertos vestígios da senzala. Serão abordadas ainda as obras de restauração pela qual o prédio passou para se tornar sede da ENBT, na virada do século 20 para o 21.

Exposição de ilustrações botânicas

Horário: a partir das 9h, nas salas 2 e 3 na ENBT.

Por Escola Nacional de Botânica Tropical- Jardim Botânico do RJ

Link: https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/noticias/visita-guiada-gratuita-ao-solar-da-imperatriz-esta-na-programacao-especial-de-aniversario-da-escola-nacional-de-botanica-tropical05


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária