Exporta Mais Brasil celebra um ano com mais de 700 empresas atendidas

Autor: Redação Revista Amazônia

 

O programa Exporta Mais Brasil, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), completou um ano no último domingo (18/8). Desde agosto de 2023, foram realizadas 5.145 rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras, gerando uma expectativa de R$ 469 milhões em negócios. Ao todo, 738 empresas foram beneficiadas pelo maior programa de incentivo às exportações brasileiras já implementado.

Resultados e Impactos

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o governo do presidente Lula está batendo recordes de exportação e alcançando o maior saldo da balança comercial. “Queremos mais empresas exportando, inclusive pequenas e médias empresas”, afirmou Alckmin. Ele ressaltou que a melhor forma de exportar é trazer os compradores ao Brasil, sejam eles da Ásia, Estados Unidos, Europa ou América Latina.

Fortalecimento de Setores Produtivos

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, enfatizou que o Exporta Mais Brasil é uma das principais ações da agência. “Estamos visitando empreendimentos, conversando com empresários e promovendo negócios com compradores dos cinco continentes”, disse Viana. A ApexBrasil tem se empenhado no fortalecimento de setores produtivos locais, especialmente no Norte e Nordeste, além de apoiar pequenas e médias empresas e negócios liderados por mulheres.

Expansão de Mercados

Empresas como a SM Madeiras e a Casa da Sela têm se beneficiado do programa. Siderlei Luiz, da SM Madeiras, participou de uma edição voltada para o setor de madeira sustentável e destacou as expectativas positivas de vendas. Igor Santiago, da Casa da Sela, participou de uma rodada de negócios internacionais focada em couro e peles, ressaltando a importância do networking com compradores de países como África do Sul, Colômbia e China.

Diversificação das Exportações

O programa também promove produtos e serviços típicos da cultura brasileira. Em um evento realizado em Fortaleza, 58 artesãos de diversas regiões do país se reuniram com 10 compradores internacionais, gerando R$ 1,7 milhões em negócios. Eliene Bispo, artesã de capim dourado, fechou acordos com compradores da China e Áustria, destacando a importância do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.

Aproximação com o Comércio Exterior

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil visa potencializar as exportações brasileiras por meio de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia. Em um ano, compradores de 246 empresas internacionais de 63 países vieram ao Brasil para fazer negócios e conhecer produtos brasileiros. Em 2024, 21 novos mercados foram adicionados ao programa, incluindo Tailândia, Romênia e Filipinas.

ApexBrasil

A ApexBrasil é uma entidade sem fins lucrativos que promove produtos e serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos para setores estratégicos da economia. A agência apoia mais de 17 mil empresas, sendo 43% delas de micro e pequeno porte.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária