A ExpoT&C, destaque da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), iniciará suas atividades para o público nesta segunda-feira, 8 de julho, às 8h, no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que se estenderá até 13 de julho, contará com a participação de mais de 45 expositores, incluindo universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais e sociedades científicas, todos exibindo as mais avançadas tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos no Brasil.
A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades como Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC.
Com uma área de 4.000m², a ExpoT&C será realizada em um espaço climatizado e terá mais de 800 profissionais envolvidos na exposição de projetos inovadores. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer importantes instituições científicas do país, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Painel Científico para a Amazônia (SPA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o CNPq, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Finep e o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH).
Renato Janine Ribeiro destaca a relevância da ExpoT&C em demonstrar ao público as aplicações práticas da ciência produzida nas instituições brasileiras e seu potencial para gerar riquezas. “Esse evento é uma oportunidade para mostrar como a ciência pode impulsionar a produção nacional. Desde a criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, temos trabalhado para valorizar a inovação no setor produtivo, e queremos fortalecer ainda mais essa conexão entre ciência e produção de bens e serviços”, afirma.
A ExpoT&C foi realizada pela primeira vez em 1993, durante a 45ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de aumentar a visibilidade da atividade científica e tecnológica nacional. Originalmente chamada de “Expociência”, a feira adotou o nome atual em 2006, na 14ª edição, durante a 58ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Reunião Anual da SBPC
A 76ª Reunião Anual da SBPC, com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, ocorrerá de 7 a 13 de julho em Belém, em parceria com a UFPA. A cerimônia de abertura será no Theatro da Paz, e as atividades seguirão no campus Guamá, com transmissões pelos canais da SBPC e da UFPA no YouTube.
O evento é realizado pela UFPA e pela SBPC, com apoio de instituições como a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Finep, Fiocruz e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores incluem a Fadesp, Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Os parceiros institucionais deste ano são a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Belém, Semec, Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, Capes, CNPq, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.
Para mais informações, visite: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/