FAPESP lança chamada do PIPE com BIOTA, BIOEN e Mudanças Climáticas

A FAPESP anunciou uma chamada de propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas para Transferência de Conhecimento (PIPE-TC), Fases 1 e 2. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas em parceria com instituições de pesquisa, em temas de interesse dos programas BIOTA (Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade), BIOEN (Programa de Pesquisa em Bioenergia) e PFPMCG (Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais).

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas com até 250 empregados e com unidade de pesquisa no Estado de São Paulo.

A empresa poderá ser constituída após a aprovação do mérito da proposta. Neste caso, a concessão da proposta ficará condicionada à constituição formal da empresa.

O projeto deve ser realizado necessariamente em parceria com instituição de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo.

O valor total a ser solicitado à FAPESP será de até R$ 300 mil para a Fase 1 e de até R$ 1 milhão para a Fase 2, sendo que pelo menos 30% e no máximo 50% do orçamento solicitado deverão ser alocados na instituição de pesquisa parceira.

O financiamento solicitado à FAPESP deverá seguir o disposto nas normas do PIPE-TC.

Além dos recursos financeiros oferecidos, as equipes das propostas selecionadas serão elegíveis à participação no PIPE Empreendedor.

A data-limite para submissão das propostas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é 15 de setembro.

A fim de esclarecer dúvidas sobre a chamada, a FAPESP realizou um evento on-line em 29 de junho, que pode ser assistido em: www.youtube.com/watch?v=W93pTH7Ukuo.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15535.