IVISAM: Agroflorestas para Sustentabilidade e Segurança Alimentar na Amazônia

 

O IVISAM, Instituto Vida em Sintropia da Amazônia, é uma instituição que trabalha com os princípios da Permacultura, Agroecologia e Agricultura Sintrópica, cuidando do solo, dos vegetais, das pessoas e de todo o ecossistema proporcionado pela natureza; tem como lema “cuidar do planeta, cuidar das pessoas e a partilha justa”.

O Instituto, que é presidido por Vicente Cirino Gomes, fica localizado no Sítio Portal Monã, Vila São Pedro do Patrimônio, zona rural do município de Irituia, Nordeste Paraense. Foi fundado em 2018, porém, desde 2015 Cirino teve a ideia da criação de uma entidade voltada para a agroecologia, permacultura e bem viver, visando mudar o manejo da agricultura tradicional, que causa sérios impactos sociais e ambientais, desta forma teve os primeiros contatos com a permacultura através da internet, o que mudou bastante seu ponto de vista agrícola. Fez vários cursos agroecológicos com pessoas e entidades envolvidas no processo de agricultura regenerativa, o que lhe deixou apto a desenvolver atividades agrícolas sustentáveis.

Atualmente o IVISAM é constituído por 24 famílias de agricultores (as) sintrópicos (as), que estão distribuídos em aproximadamente 12 comunidades rurais, somando-se  a demais associados que exercem  outras atividades e moram em diversificadas localidades do Estado. Os associados reúnem-se com frequência na sede do Instituto para planejar atividades agrícolas, sociais, de educação e saúde. Relatam que a agricultura regenerativa tem proporcionado excelente produtividade, boa qualidade de vida, consciência ambiental, segurança e soberania alimentar.  

Atividades coletivas de saberes e vivências

Os sistemas agroflorestais são desenvolvidos através de mutirões coletivos, chamados de ”puxiruns”, onde preparam a área, corrigem o solo com calcário e levantam leiras utilizando esterco e biomassa vegetal. O plantio é feito com diversidade de espécies vegetais, obedecendo arranjos de sucessão e estratificação das plantas; com essa dinâmica, os associados do IVISAM já implantaram mais de 25 hectares de agroflorestas nas áreas rurais dos Agricultores Sintrópicos.

Através de mutirões comunitários, foi construída a Praça da Esperança, na Vila Patrimônio, Irituia, Pará. Trata-se de uma bioconstrução com pedras envolvendo rusticidade e modernidade, e o formato arquitetônico remete a uma folha. Na praça, foram plantadas espécies ornamentais, medicinais, frutíferas e florestais.

 

Foram Construídas hortas comunitárias e escolares visando a produção de alimentos agroecológicos, a segurança alimentar, educação ambiental e o bem estar, além da realização de ecofeiras nas cidades objetivando a produção e o comércio de produtos orgânicos.

I Simpósio de Educação do Campo em 2021 no município de Santo Antônio do Tauá – PA, com o Tema “A Permacultura Como Alternativa Frente a Crise Ambiental na Amazônia’’.

Realização de visitas técnicas em Algodoal, Jacundá, Castanhal e São Domingos do Capim para difundir a agricultura regenerativa.

 

 

Realização de cursos agrosintrópicos, implantação de agroflorestas, oficinas de compostagem orgânica, produção de mudas, criação de animais e a promoção do Festival do Leite na Vila Patrimônio.

 

 

Curso de saneamento ecológico na sede do IVISAM.

Curso de reeducação alimentar com Luciney Vieira.

     

Objetivos do  IVISAM

Além da formação dos adultos, proporcionar a formação de lideranças juvenis em áreas das ciências, saúde e agricultura, para que possam construir um futuro mais sustentável, buscando soluções para fortalecer as comunidades e alimentar o mundo.

Ser referência nacional e internacional em sustentabilidade pela excelência de sua participação no processo de desenvolvimento e transformação humana, de forma que sua presença possa gerar impactos positivos no meio ambiente, contribuindo para o empoderamento das comunidades.

Instituições parceiras

Universidades, Associações e Instituições ligadas a agroecologia têm se conectado com o IVISAM através de vivências, trocas de experiências e conhecimentos dentro das dinâmicas sustentáveis, entre os quais IFPA, UFPA, INEAF, REFLORAMAZ, SENAR, FARFARM, Agroflorestry Carbon, Aldeia Cabana e Vale do Sapucaia, deixando um grande legado e agregação de valores socioambientais.

 

Agenda de atividades do IVISAM

Foi montado um cronograma de atividades agroflorestais que teve início em janeiro de 2024.

 

João Lazaro dos Santos Rodrigues

Revista Amazônia

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas