Museu de Computação promove exposição virtual sobre aparelhos que marcaram época

Exposição virtual promovida pelo Museu de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) permite aos visitantes conhecer alguns aparelhos eletrônicos que marcaram época, como os primeiros IMacs e a impressora 1.403 da IBM, lançada em 1959. A mostra pode ser acessada pelo site https://icmc.usp.br/e/cdbd8, que também traz informações sobre a criação e a importância de cada aparelho.

O primeiro iPhone abre a exposição. O seu desenvolvimento começou secretamente por volta de 2005 e o aparelho foi anunciado oficialmente em 9 de janeiro de 2007 e lançado em 29 de junho do mesmo ano.

Em seguida, a exposição dá destaque para o iMac G3. Apresentado ao público pela primeira vez em 1998 por Steve Jobs, o computador vinha com um visual futurístico e diferente do padrão estético dos computadores da época. Com um tamanho compacto, monitor colorido e cores translúcidas que iam contra o bege, padrão de todos os computadores da época, seu visual e portabilidade agradou os usuários domésticos e o público infantil.

Também presente na mostra, a National Register Class 31 (ou NCR Class 31) foi uma máquina de contabilidade desenvolvida e comercializada no final da década de 40 e por toda a década de 50.

Por fim, os internautas podem conhecer mais sobre a impressora 1.403 da IBM. Ela foi lançada em outubro de 1959, como um componente do computador 1.401, e tinha um conceito avançado de impressão e as facilidades de manuseio de papel resultaram na preparação rápida e eficiente de relatórios, registros e documentos operacionais.

O Museu de Computação do ICMC teve sua origem como um Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, instalado no interior da Biblioteca Achile Bassi do Instituto. Durante o ano de 2013 e o início de 2014, a área destinada ao museu foi ampliada, iniciando um processo de transformação e integração do espaço ao ambiente de ensino e pesquisa.

O endereço do museu é av. Trabalhador São-Carlense 400, Centro, São Carlos, SP. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada gratuita.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas