O “Enem dos Concursos”: Uma Nova Era para os Concursos Públicos no Brasil

Em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 10 de janeiro, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, forneceu informações detalhadas sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vem sendo chamado de “o Enem dos Concursos”.

Uma visão geral do CPNU

O CPNU é um concurso público unificado que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A prova será aplicada em todo o país no dia 5 de maio. O período de inscrição será de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A Fundação Cesgranrio foi escolhida para realizar o processo seletivo.

Cronograma do Concurso

O último cronograma apresentado define o dia 29 de fevereiro para a divulgação das inscrições e 29 de abril para a divulgação dos cartões de confirmação. O resultado final das provas objetivas e preliminares das questões discursivas e da redação será disponibilizado no dia 3 de junho, e o resultado final sairá em 30 de julho.

Locais de Aplicação

O Ministério ampliou para 217 cidades os locais de aplicação, um aumento significativo em relação aos 180 locais inicialmente previstos.

Próximos Passos

Segundo o governo federal, no dia 5 de agosto de 2024, os aprovados começarão a ser convocados pelos órgãos para apresentação de documentação e posteriormente tomarão posse nos cargos públicos.

Para mais informações sobre quais órgãos participam do Concurso Público Nacional Unificado e o número de vagas ofertadas em cada uma das carreiras, bem como as cidades onde as provas serão aplicadas, consulte o site oficial do concurso.

Este concurso representa um marco na história dos concursos públicos no Brasil, unificando vários processos seletivos em um único exame. Com a implementação do CPNU, o Brasil dá um passo significativo em direção a uma gestão pública mais eficiente e inclusiva.

Edição Atual

Noticias Relacinadas