Alegria para os beneficiários do INSS
A partir de hoje, 24 de maio, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do abono anual. A distribuição dos valores seguirá até o dia 7 de junho, beneficiando mais de 33,6 milhões de segurados, com base no último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).
Beneficiários que recebem até um salário mínimo terão a segunda parcela liberada primeiro, enquanto aqueles com valores superiores terão acesso a partir de 3 de junho.
Informações detalhadas sobre os pagamentos podem ser obtidas através do aplicativo Meu INSS ou pelo portal gov.br/meuinss desde abril. Para aqueles sem acesso à internet, o telefone 135 está disponível para consultas, exigindo a confirmação do número do CPF e outros dados pessoais. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Adiantamento do abono
O adiantamento do abono foi oficializado por decreto em março, marcando o quinto ano consecutivo de antecipação do benefício, uma prática iniciada em 2020 devido à pandemia de covid-19 e mantida nos anos subsequentes.
O Ministério da Previdência destaca que o adiantamento do décimo terceiro representa uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. Deste montante, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, que será paga entre o final de maio e início de junho. A primeira parcela, referente a abril, foi distribuída entre o final de abril e início de maio.
A maior parte dos aposentados e pensionistas receberá metade do abono na segunda parcela, exceto aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, cujo valor será proporcional ao tempo de benefício.
O Ministério também esclarece que beneficiários em situação de incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença) têm direito a um valor reduzido do décimo terceiro, calculado com base na duração do benefício. Benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não incluem o décimo terceiro por determinação legal.