Em um movimento inovador para melhorar a saúde pública, a Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram um Termo de Cooperação. Este acordo garante a implementação do Distrito Sanitário Escola do Guamá e da Escola do SUS do município de Belém, com o objetivo de operacionalizar ações de educação permanente e formar profissionais qualificados.

Uma Parceria para a Saúde

A cerimônia de assinatura ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da UFPA. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e outros dignitários estiveram presentes para assinar o Termo de Cooperação.

O prefeito Edmilson Rodrigues explicou que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a incumbência de trabalhar com a universidade para implantar o Distrito Sanitário. Este distrito passa a ser referência na implantação do SUS, com atendimento universal, integralidade e todos os princípios que tratam todos os cidadãos iguais.

A Escola do SUS

Com a criação da Escola do SUS, todos, desde o Agente Comunitário de Saúde até o médico, terão a oportunidade de receber um processo permanente de formação. Isso visa melhorar a qualidade do serviço do Sistema Único de Saúde e afirmar o direito à vida.

No Distrito Escola Sanitário do Guamá, a UFPA contribuirá para ações, políticas públicas e indicadores epidemiológicos do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua). Isso inclui os bairros do Guamá, Canudos, Condor, Cremação, Jurunas e Terra Firme. Com essa cooperação, a população ganha uma ferramenta no combate às patologias e endemias da Amazônia.

Gestão Compartilhada

A gestão do Distrito Escola Sanitário será de forma compartilhada. Haverá um Conselho Municipal de Saúde do distrito Dagua, onde o usuário, o trabalhador e gestores da saúde terão voz. Uma Câmara Técnica será formada por professores da Universidade e gestores da Sesma para pensar nas necessidades desse distrito.

A Escola do SUS tem como objetivo ordenar a formação de recursos humanos no âmbito do SUS e coordenar a política de integração ensino-serviço-comunidade-gestão. Assim, a Escola SUS irá fortalecer a pesquisa e extensão em saúde na rede de atenção à saúde do município de Belém, promover a saúde, formar profissionais qualificados e melhorar os serviços de saúde na região de atuação.

Benefícios para a Comunidade

Os principais serviços para a comunidade e a qualificação dos profissionais serão organizados na atenção primária à saúde do município. Os planos incluem a implantação e implementação de programas de residência, pós-graduação stricto e lato sensu, o estabelecimento de novas parcerias de cooperação com instituições locais, nacionais e internacionais, a implementação de programas de extensão com responsabilidade social, entre outros.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a Universidade poderá utilizar o conhecimento que produz para atender às necessidades da população. Esta parceria representa um passo significativo para melhorar a saúde pública em Belém e demonstra o poder da colaboração entre instituições públicas.