Projeto Meu Intercâmbio quer ouvir experiências de estudantes da USP em universidades estrangeiras

á realizou um intercâmbio internacional em parceria com a USP durante a sua graduação? A iniciativa Meu Intercâmbio, promovida pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que convida alunos ex-intercambistas da Universidade para compartilharem suas experiências por meio de vídeos, está promovendo uma nova chamada e recolhendo os depoimentos até 15 de setembro, no e-mail international.communication@usp.br.

Os vídeos devem ser filmados na posição horizontal, com duração média de dois minutos, em arquivo mp4, acompanhado de uma autorização de imagem e som que deve ser totalmente preenchida, disponível neste link. O projeto produziu um documento com algumas perguntas que devem ser respondidas pelos estudantes nos depoimentos para direcionar o conteúdo do vídeo, relacionadas principalmente à experiência do intercambista no lugar de destino, nos processos seletivos e na vida após o retorno ao país de origem. O arquivo com as perguntas pode ser acessado clicando aqui.

Tanto os intercambistas brasileiros que foram para o exterior, quanto os estrangeiros que vieram para o Brasil estudar na USP, podem participar e enviar os vídeos. Na última edição do Meu Intercâmbio, foram apresentados relatos como o de Simon Raulin, estudante francês que fez intercâmbio no Instituto de Relações Internacionais (IRI), e de Yuning Zha, aluna da China Agricultural University, que passou o verão na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Universidade internacional

De acordo com a consultoria britânica Times Higher Education (THE), a USP é considerada a mais internacional das universidades brasileiras. A classificação levou em consideração a proporção de alunos e pesquisadores estrangeiros, a produção científica em parceria com instituições estrangeiras e a reputação internacional da Universidade.

A Aucani é o órgão central de internacionalização da Universidade e promove convênios com instituições internacionais, além dos intercâmbios de estudantes estrangeiros. Contudo, cada unidade da USP tem autonomia para firmar seus próprios convênios, sem que haja a necessidade de intervenção da Aucani. Estudantes da USP devem consultar sua faculdade, escola ou instituto para saber as regras e procedimentos para participar dos editais de intercâmbio.

Os interessados em participar do projeto Meu Intercâmbio devem enviar o material no formato indicado, até dia 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da Aucani, e as dúvidas a respeito do projeto podem ser enviadas no e-mail international.communication@usp.br. Os vídeos estão programados para serem publicados no Youtube a partir de novembro, e a Aucani informa que eles serão editados com tratamento de imagem e som e padronização da identidade visual.

Confira todos os depoimentos da série Meu Intercâmbio neste link.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas