Touca protege do frio, da chuva e brilha no escuro usando luz solar

O frio intenso é capaz de provocar, entre outros desconfortos, dores de cabeça. Usar toucas e gorros é a solução de muitos para proteger as orelhas, a cabeça como um todo e se aquecer nos dias frios. Mas, a proposta da empresa Vollebak, com sede em Londres, é uma peça mais peculiar: uma touca solar que protege do frio e da chuva e ainda brilha no escuro.

O modelo é composto por três camadas de material resistente à água e ao vento, com forro, isolamento de lã e abas ajustáveis. Na composição, há por exemplo tecido feito com garrafas PET 100% recicladas, mas há também fibras sintéticas.

O que tornam o modelo capaz de brilhar são as camadas de nylon e “membranas” fotovoltaicas, que absorvem a luz solar – como as plantas – armazenam e emitem a luz no escuro.

chapéu solar
Foto: Divulgação

Há ainda uma camada construída com o mesmo “tecido rip stop” encontrado em paraquedas, por isso tem uma boa relação resistência versus peso. Além disso, possui Cordura em sua composição, um tecido fabricado com fios de alta resistência e utilizado em mochilas, botas e vestuário militar, por exemplo.

Sua característica brilhosa é pensada sobretudo para a segurança do usuário, isso porque o chapéu foi desenvolvido para “os lugares mais frios e escuros da Terra”. Quem costuma realizar trilhas noturnas em montanhas ou passeios em cavernas é um potencial cliente da marca.

“Quando está totalmente carregado à noite, ele brilha em verde como a ‘criptonita’. Além de ser um truque legal para uma festa, pode salvar vidas em uma montanha. Nenhuma equipe de busca jamais passaria [despercebido] por um vaga-lume do tamanho de uma cabeça humana”, afirma a empresa em seu site.

chapéu solar
Foto: Divulgação

O chapéu solar ainda tem uma aparência bastante confortável e não brilha durante o dia. Desta forma, é possível usá-lo tranquilamente sem parecer um sinalizador luminoso ambulante.

jaqueta solar
Jaqueta solar da Vollebak. | Foto: Divulgação

A mesma empresa já havia desenvolvido uma jaqueta solar que também brilha no escuro. Fabricado a partir de um material fosforescente altamente responsivo, e uma camada isolante feita com plástico reciclado, o vestuário é à prova de vento, à prova d’água e quente o suficiente para suportar temperaturas de até até -40°C.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas