Usina solar de Mendubim começa a fornecer energia limpa para a Hydro Alunorte

 

A Hydro Rein, em parceria com a Equinor e a Scatec, anuncia o início das operações do projeto solar Mendubim, localizado no Rio Grande do Norte. A usina, com capacidade de 531 megawatts (MW), foi desenvolvida em conjunto pelas três empresas, todas provedoras de soluções de energia renovável. Com a usina agora em funcionamento, a energia gerada já está sendo fornecida para a refinaria de alumina Alunorte, pertencente à Hydro.

Olivier Girardot, líder da Hydro Rein, expressou seu entusiasmo com a conclusão do primeiro projeto de energia renovável da empresa no Brasil. Segundo ele, a missão da Hydro Rein é desenvolver soluções de energia renovável que tornem as indústrias mais sustentáveis, e o projeto Mendubim cumpre exatamente esse propósito. A maior parte da energia produzida será destinada à refinaria de alumina Alunorte da Hydro, no Pará, contribuindo para um dos maiores projetos de descarbonização do mundo.

A Alunorte comprará cerca de 60% da energia produzida pela usina, através de um contrato de compra de energia (PPA), em dólares, com duração de vinte anos. A energia restante será vendida no mercado brasileiro.

Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro Alunorte, destacou o compromisso da Hydro em fornecer produtos de alumínio com zero emissões de carbono aos clientes. Ele mencionou o plano robusto de descarbonização da empresa para a produção de alumina mais verde na refinaria Alunorte, que tem como meta ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030 e alcançar zero emissões até 2040.

Terje Pilskog, CEO da Scatec, ressaltou que o projeto representa um marco crucial na realização dos objetivos estratégicos da empresa e reforça sua posição em um mercado de energia renovável em crescimento. Ele também destacou o compromisso da empresa com o progresso sustentável e a expectativa de avançar neste projeto impactante, que evitará a emissão de aproximadamente três milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior para Onshore e Mercados em Renováveis na Equinor, destacou a importância do lançamento de uma grande nova usina solar no Brasil, em parceria com a Scatec e a Hydro Rein. Ele ressaltou que a Equinor tem realizado negócios no Brasil há mais de duas décadas e vê o país como uma área central para crescimento lucrativo a longo prazo.

Todos os três parceiros têm uma participação igual de 30% no projeto. Com o início das operações comerciais, a Hydro Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10% restantes.

Sobre a Hydro Rein

Criada pela Hydro, empresa global de energia renovável e alumínio, em 2021, a Hydro Rein é uma fornecedora líder de soluções de energia renovável para a indústria. A empresa possui uma carteira diversificada com mais de 40 projetos de energia renovável e eficiência energética em desenvolvimento nos principais mercados nos países nórdicos e no Brasil.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas