Valência: A Nova Capital Verde da Europa

Autor: Redação Revista Amazônia

Valência, uma cidade conhecida por seus jardins exuberantes e iniciativas sustentáveis, assumiu oficialmente o título de Capital Verde Europeia, sucedendo Tallinn, na Estônia. A transição ocorreu em uma cerimônia realizada na semana passada, marcando o início de mais de 400 eventos sustentáveis planejados para 2024.

O prêmio Capital Verde Europeia, que existe desde 2010, tem gerado uma rivalidade saudável entre as grandes cidades da União Europeia. As cidades competem para fazer a transição para energia limpa, proteger melhor a natureza e melhorar a vida dos residentes.

Valência: Um Destino Verde

Valência já é conhecida por sua forte base verde. A cidade possui mais de dois milhões de metros quadrados de jardins, tornando-se um destino turístico popular para o resto da Europa. Apenas 10 quilômetros ao sul do centro da cidade fica o Parque Nacional de Albufera, uma área lagunar protegida descrita como o “pulmão verde” da cidade pelo prefeito do município de Alfafar, Ramón Adsuara.

No entanto, o que realmente conta é o que você faz com o que tem. E é exatamente isso que rendeu a Valência o título em 2024, superando o cofinalista Cagliari, na Itália.

Em Uma Missão Juntos

O lema de Valência é “Em uma missão juntos”. As autoridades municipais foram elogiadas pela Comissão por trabalhar com os moradores para alcançar suas metas de neutralidade climática e ambientais. Como parte de sua missão de se tornar neutro em carbono até 2030, uma série de iniciativas verdes estão sendo testadas em toda a cidade.

Muitas dessas iniciativas estão sendo implementadas no distrito de Cabanyal, historicamente lar da comunidade pesqueira local. No Mercado Municipal de Cabanyal, por exemplo, o ar condicionado é fornecido por painéis solares instalados no telhado.

Perto dali, em Las Naves, a primeira “usina solar socializada” de Valência é cerca de 80% financiada por cidadãos individuais, que contribuíram com valores entre € 100 e € 2.000 para uma participação no gerador de energia renovável.

Outras iniciativas verdes incluem iluminação inteligente ao longo da orla marítima, onde mais de 20.000 postes de iluminação foram equipados com tecnologia de economia de energia. Os postes de iluminação também estão servindo como pontos de carregamento de veículos elétricos, como parte do projeto MAtchUP, financiado pela UE.

Valência Fica Ainda Mais Verde

“Hoje pegamos o bastão de Tallinn e o fazemos com muita força”, disse a prefeita de Valência, María José Catalá, durante a cerimônia de abertura no Palau de la Música da cidade, em 11 de janeiro.

“Começa um ano em que serão realizadas mais de 400 atividades, onde Valência será o farol das políticas verdes na Europa para construir uma cidade mais humana, mais sustentável e mais preparada para combater as alterações climáticas”.

O programa de eventos de Valência indica quais serão algumas dessas atividades. No entanto, como descobrimos em nossa visita a Tallinn no outono, pode levar um ano para ver como o status de capital verde entrega totalmente. Aqui estão alguns dos projetos emblemáticos que conhecemos até agora.

Albufera: Reserva da Biosfera

Uma das iniciativas da Capital Verde Europeia de Valência é declarar a Albufera reserva da biosfera. O parque nacional abriga a maior lagoa de água doce da Espanha; lar (às vezes) de 300 espécies diferentes de aves, especialmente aves aquáticas, incluindo flamingos.

É uma Área de Proteção Especial há 30 anos, mas tornar-se uma reserva da biosfera da UNESCO lhe daria ainda mais santidade como um “lugar de aprendizado para o desenvolvimento sustentável”.

Novas Rotas Verdes

Valência projetou três novas rotas para mostrar os ativos e o progresso da cidade em três áreas principais: natureza, incluindo Albufera; mobilidade sustentável, com maior promoção dos transportes públicos, da bicicleta e da caminhada; e a recuperação do espaço público para usufruto do cidadão.

A primeira nova rota chama-se “rio verde” e abrange os nove quilômetros do Jardim Turia – um dos maiores parques urbanos de Espanha que acompanha o antigo leito do rio Turia. É descrito como uma “espinha dorsal saudável” com forças climáticas claras.

Valência está em uma missão para se tornar ainda mais verde. Com suas iniciativas inovadoras e compromisso com a sustentabilidade, a cidade está pronta para liderar o caminho para um futuro mais verde na Europa.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária