Acordo entre Brasil e 121 países Impulsiona Investimentos Estrangeiros

 

Em um movimento histórico, o Brasil e mais 121 nações finalizaram um acordo de facilitação de investimentos em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no último domingo, dia 25. O acordo visa simplificar as transações internacionais, proporcionar maior previsibilidade aos investidores e incentivar a conduta empresarial responsável.

A conclusão do acordo ocorre antes da 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que será realizada de 26 a 29 de fevereiro.

O Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (AFID, na sigla em inglês) vem sendo elaborado desde 2017. O Brasil, desde 2012, tem firmado Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) em nível bilateral e regional, consolidando-se como um ator fundamental na formulação de propostas e nas negociações subsequentes na OMC.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o AFID tem o potencial de impulsionar o PIB brasileiro em 2,1% ao longo de cinco anos, resultando na criação de mais de 160 mil empregos e um aumento de 5,9% nos investimentos.

Um estudo do Banco Mundial revelou que 82% dos investidores consideram a transparência e a previsibilidade na atuação dos órgãos públicos como um fator crucial na decisão de onde investir.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas