Brasil é eleito o melhor destino mundial para turismo de aventura


O Brasil foi reconhecido como o principal destino de turismo de aventura do mundo, de acordo com o ranking 2024 do portal US News & World Report. A lista, desenvolvida em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, foi baseada em uma pesquisa que envolveu quase 17 mil pessoas ao redor do globo.

Ao todo, 89 países foram analisados em diversas categorias, incluindo qualidade de vida, clima, negócios, influência cultural, e, claro, aventura. O Brasil ficou no topo da categoria de turismo de aventura, superando destinos tradicionais como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, que aparecem logo atrás na lista.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa conquista é um reflexo do esforço para reposicionar o país no cenário global do turismo. “Esse reconhecimento mostra que o Brasil está de volta. Somos vistos como o principal destino para turismo de aventura, e isso é fundamental para impulsionar a atividade turística de maneira sustentável, além de sermos um exemplo de segurança nessa prática”, destacou Freixo.

O Brasil conta atualmente com 44 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltadas para o turismo de aventura, das quais 19 são internacionais. Além disso, 20 empresas no país possuem certificação internacional ISO no setor. Vale destacar que cinco dessas normas internacionais ISO foram desenvolvidas a partir das normas brasileiras da ABNT.

Em 2022, a Embratur firmou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) que visam fortalecer o ecoturismo e o turismo de aventura. Um deles foi assinado com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com foco na promoção do Brasil no mercado internacional. O outro, firmado com o Coletivo Muda!, busca divulgar produtos e experiências responsáveis no turismo brasileiro.

Outras posições no ranking

Além de liderar na categoria de turismo de aventura, o Brasil se destacou em outras áreas no ranking global, ficando em 11º lugar na categoria de influência cultural, 12º em mudanças climáticas e 12º em herança, destacando-se pela rica história cultural e geográfica do país


Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas