Doutoranda da Esalq-USP recebe o Prêmio Jovem Bioinformata

A zootecnista Simara Larissa Fanalli, doutoranda pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), recebeu o Prêmio Jovem Bioinformata 2023 pela melhor dissertação apresentada em congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional.

Concorreram à homenagem teses e dissertações defendidas e aprovadas no período de 1º de maio de 2020 a 31 de maio de 2023. Atualmente bolsista da FAPESP, Fanalli é autora da dissertação “Effect of the addition of different sources of fatty acids in the pig diet on the transcriptomic profile of different tissues” (Efeito da adição de diferentes fontes de ácidos graxos na dieta de suínos sobre o perfil transcriptômico de diferentes tecidos). O reconhecimento ocorreu pelos resultados científicos e tecnológicos já gerados pelo trabalho e pelo potencial de impacto na área de bioinformática.

O trabalho originou cinco artigos científicos publicados em revistas de alto fator de impacto e recebeu apoio por projeto coordenado pela professora Aline Silva Mello Cesar, da Esalq-USP.

“Nesse estudo, nosso objetivo principal foi identificar os genes diferencialmente expressos e os fatores de transcrição em amostras do músculo esquelético e fígado de suínos alimentados com dietas contendo diferentes níveis e fontes de ácidos graxos”, conta Fanalli à Assessoria de Imprensa da Esalq-USP.

Segundo a pesquisadora, o trabalho contribui para o campo de pesquisa da nutrigenômica, que busca elucidar a influência da dieta na saúde animal e humana e impulsionar a tecnologia e a ciência dos alimentos. “Esse prêmio destaca a importância do estudo realizado pelo grupo, liderado pela professora Aline Cesar. O prêmio também oferece uma oportunidade para ampliar a disseminação e a aplicação dos conhecimentos gerados nessa pesquisa em outras áreas relacionadas”, complementa a premiada.

A premiação aconteceu durante o 19º International Congress of the Brazilian Association of Bioinformatics and Computacional Biology, realizado entre 13 e 16 de junho, em Curitiba.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas