Especialista em inteligência artificial, Virgilio Almeida vence o Prêmio FCW de Ciência 2023

Virgílio Augusto Fernandes Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial, é o vencedor do Prêmio FCW de Ciência 2023, que teve como foco a área de ciência da computação. A premiação é promovida desde 2002 pela Fundação Conrado Wessel com o objetivo de homenagear pesquisadores com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico do país.

Virgilio Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Harvard University. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Formou-se engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-RJ e doutorado em ciência da computação pela Vanderbilt University. Seus interesses atuais em pesquisa são especialmente o impacto social dos algoritmos e governança e políticas públicas para tecnologias digitais.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em outubro, na capital paulista. Mais informações estão disponíveis em: www.fcw.org.br/ciencia.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas