Inscrições para o ”Operação COP 2024” visa formar jovens pelo clima

 

O Centro Brasil no Clima, em parceria com o The Climate Reality Project Brasil, está com inscrições abertas para o programa “Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima”. Este programa proporciona aos jovens brasileiros uma chance única de se envolverem profundamente na política climática internacional, com a possibilidade de serem orientados por diplomatas brasileiros e potencialmente participarem da COP 29.

Inspirado pelas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas que promovem a participação e o desenvolvimento profissional dos jovens em negociações internacionais, o programa tem como objetivo capacitar os jovens selecionados para representar o governo brasileiro com altos padrões de ética e compromisso com as questões climáticas.

Os participantes selecionados receberão treinamento intensivo em mudanças climáticas e negociações internacionais, expandindo seus conhecimentos em questões ambientais e diplomáticas. O objetivo é formar líderes visionários e agentes de mudança em suas comunidades, abordando estratégias de mitigação e adaptação climática, acordos internacionais e a promoção de ações coletivas para um futuro sustentável.

Uma característica distintiva deste programa é a oportunidade de mentoria com representantes de ministérios do governo federal durante três meses. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente diplomático, contribuindo para o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.

Embora a participação presencial na COP 29 não seja garantida, a organização se compromete a fazer todos os esforços para tornar essa experiência possível, sujeita à disponibilidade de financiamento. A presença na COP 29 pode incluir a integração à delegação oficial brasileira, proporcionando aos jovens a oportunidade de expressar a posição do país em negociações climáticas e contribuir com propostas significativas para políticas públicas.

Requisitos de Seleção:

Para se candidatar ao programa, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser cidadão brasileiro, com idade entre 18 e 29 anos.
  • Residir no Brasil e estar matriculado em um curso de graduação ou ter concluído a graduação há no máximo um ano.
  • Ter disponibilidade para participar das atividades do programa, incluindo a formação nacional e, se confirmado financiamento, a participação na COP 29.
  • Possuir capacidade de análise sobre questões técnicas e políticas relacionadas às mudanças climáticas, bem como participação ativa em suas comunidades no campo da sustentabilidade.
  • Demonstrar comprometimento em participar ativamente das atividades do programa, incluindo a mentoria e as sessões de treinamento.
  • Ter habilidades de expressão escrita e oral.
  • Conhecer a língua inglesa é desejável, mas não é um requisito classificatório.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site até 31 de março de 2024, na aba Notícias do site climaterealityproject.org.br.

Eventos Relacionados:

Dois eventos relacionados à Operação COP 2024 serão realizados, abertos a todos:

  • Workshop de criação de currículo profissional no dia 12 de março às 19h.
  • Sessão de tira-dúvidas sobre o programa no dia 19 de março às 19h.

Sobre o The Climate Reality Project Brasil:

The Climate Reality Project é uma organização global fundada em 2006 pelo ex vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz Al Gore. Sua missão é catalisar uma solução global para a crise climática, tornando a ação urgente uma necessidade em todos os setores da sociedade. Para isso, recruta, treina e mobiliza pessoas para se tornarem ativistas poderosos, fornecendo as habilidades, campanhas e recursos para exigir ações climáticas ambiciosas e políticas de alto nível que aceleram uma transição justa para uma economia de baixo carbono. No Brasil, a organização é representada pelo Centro Brasil no Clima.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas