
Os remédios da classe GLP-1, usados para tratar obesidade e diabetes tipo 2, como Ozempic, Wegovy, Mounjaro, Zepbound, Victoza e Trulicity, foram associados a um efeito inesperado: problemas nas unhas. Um estudo multinacional, com participantes do Brasil, da França, dos Estados Unidos e do México, mostrou que quem usa essas canetas tem mais de quatro vezes mais chance de relatar descolamento da unha, quando ela se separa da pele de baixo.
Os resultados foram apresentados no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia de 2026. É o primeiro estudo controlado sobre a relação entre os GLP-1 e a saúde das unhas.
Os números
Os pesquisadores compararam 575 usuários de GLP-1 com 1.329 pessoas que tinham diabetes tipo 2, obesidade ou as duas condições, mas nunca usaram os medicamentos.
- Descolamento de unha: 39% dos usuários, contra 9% de quem nunca usou.
- Manchas ou mudança de cor nas unhas: 46% contra 17%.
- Pelo menos um problema de unha: 66% contra 53%.
Não é só o emagrecimento
Uma dúvida era se os problemas vinham apenas da perda rápida de peso, que pode afetar a nutrição e, com isso, unhas e cabelos. A análise mostrou que o emagrecimento não explica tudo. Mesmo entre participantes que perderam peso, os usuários de GLP-1 relataram mais problemas.
Os pesquisadores fazem uma ressalva importante: o estudo não prova que os remédios causam os problemas. Cerca de metade dos usuários disse já ter tido alguma questão nas unhas antes do tratamento. Quando a análise levou em conta doenças de pele e deficiências nutricionais, as diferenças diminuíram, mas o descolamento e a mudança de cor continuaram duas a três vezes mais comuns entre os usuários.
Cabelo e couro cabeludo
Um estudo paralelo, com os mesmos participantes, encontrou diferenças também nos cabelos. Metade dos usuários relatou queda de cabelo fora do comum, contra 34% dos não usuários. Redução de volume dos fios apareceu em 42% contra 19%. Queda que começou depois do início do tratamento foi relatada por 26% dos usuários e 12% dos demais. A vermelhidão no couro cabeludo foi cerca de três vezes mais frequente.
Um detalhe chamou atenção: a queda raramente vinha sozinha. A maioria de quem relatou queda também tinha coceira, vermelhidão ou descamação. Para o dermatologista Bruno Halioua, autor do estudo, isso sugere um componente inflamatório, que vai além da queda clássica após emagrecimento rápido e que pode ser tratável.
Atenção, sem pânico
Os autores ressaltam que os resultados devem estimular atenção, e não alarme. Os GLP-1 são eficazes para controlar o açúcar no sangue e ajudar na perda de peso, com benefícios importantes para a saúde. Quem usa e percebe alterações em unhas, cabelos ou couro cabeludo deve conversar com o médico que acompanha o tratamento e, se necessário, procurar um dermatologista. Não se deve interromper o remédio por conta própria.
Uso em alta no Brasil
O uso dessas canetas cresceu muito no Brasil nos últimos anos, inclusive fora da indicação médica, para emagrecer. A Anvisa passou a exigir retenção de receita para a venda desses medicamentos nas farmácias, justamente para controlar o uso sem acompanhamento.
Perguntas frequentes
Ozempic faz a unha cair?
O estudo encontrou mais relatos de descolamento de unha entre usuários de GLP-1, mas não prova que o remédio seja a causa. Alterações devem ser avaliadas por um médico.
Ozempic causa queda de cabelo?
Usuários relataram mais queda de cabelo, muitas vezes junto com inflamação no couro cabeludo, segundo o estudo.
Com informações da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia.
Gostou desta reportagem?
Marque Revista Amazônia como fonte preferencial e veja mais conteúdo nosso no Google.














