
No primeiro bimestre deste ano, os portos brasileiros mostraram um desempenho excepcional, evidenciando um aumento significativo na atividade econômica do país. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), responsável por regular o setor, o volume total de carga movimentada nos dois primeiros meses do ano atingiu a marca de 197,8 milhões de toneladas, representando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023.
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, comemorou os resultados, destacando que o movimento nos portos reflete diretamente o crescimento econômico do Brasil. “Este aumento nas atividades portuárias confirma o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, e sinaliza que estamos no caminho certo ao modernizar e expandir os portos brasileiros”, ressaltou.
Leia também
Inovação na construção civil e novos materiais sustentáveis impulsionam a eficiência industrial e reduzem drasticamente o impacto ambiental
Fim do chocolate amargo no Brasil? Entenda a nova lei de rotulagem e o que muda nas prateleiras
Inovação Solidária e Impacto Coletivo: Brasília Sedia o Grande Festival de Soluções Sociais e a 13ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia SocialO crescimento foi impulsionado principalmente pela movimentação de cargas conteinerizadas, que registrou um aumento notável de 22,8% no bimestre em comparação com o ano anterior.
Em fevereiro, o crescimento continuou, com um aumento de 29,19% na movimentação de contêineres em relação ao mesmo mês de 2023. Destacam-se os setores de minério de ferro, petróleo e derivados, e soja, que apresentaram um crescimento expressivo nas exportações.
Além disso, observa-se uma retomada significativa da atividade de cabotagem, com um aumento de 18% na movimentação de contêineres em comparação com 2023. Produtos como algodão, açúcar, café e compostos químicos foram os principais impulsionadores desse crescimento.
Os granéis sólidos e líquidos também apresentaram um desempenho positivo, com aumentos de 11,48% e 7,47%, respectivamente, em comparação com fevereiro de 2023.
A movimentação de cargas de longo curso registrou um crescimento de 13,59%, enquanto a cabotagem cresceu 11,08% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a navegação interior e as operações de apoio portuário e marítimo apresentaram quedas.
Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram um aumento de 10,89% na movimentação de cargas em fevereiro de 2024, enquanto os portos públicos apresentaram um crescimento de 12,55%.
Para facilitar o acesso aos dados estatísticos do setor, a ANTAQ disponibiliza o Painel Estatístico, que pode ser acessado por meio de smartphones e tablets, permitindo uma análise detalhada da movimentação portuária em todo o país.
Nunca perca uma notícia da AmazôniaControle o que você vê no Google
O Google lançou as Fontes Preferenciais: escolha os veículos que aparecem com prioridade. Adicione a Revista Amazônia e garanta cobertura exclusiva sempre em destaque.
Adicionar Revista Amazônia como Fonte Preferencial1. Pesquise qualquer assunto no Google
2. Toque no ⭐ ao lado de "Principais Notícias"
3. Busque Revista Amazônia e marque a caixa — pronto!















