Encontro das Academias de Ciências do G20 abordará “Ciência para a Transformação Mundial”

 

O G20, que congrega as 19 maiores economias globais, além dos blocos da União Europeia e União Africana, terá como parte de sua agenda a 8ª edição do Science20 (S20). Este encontro, presidido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), é um fórum de engajamento voltado para a ciência e tecnologia, que visa promover o diálogo entre as comunidades científicas sobre temas críticos e elaborar recomendações para os líderes governamentais.

Sob a presidência brasileira, as Academias de Ciências debaterão o tema “Ciência para a transformação mundial”, escolhido como lema para o encontro no Brasil. A ABC apresentará abordagens inovadoras para discutir desafios relacionados à inclusão social, inteligência artificial, bioeconomia, transição energética e saúde, com foco nas diferenças demográficas e seu impacto na sociedade.

Helena Nader, presidente da ABC, enfatiza que “a conscientização sobre aspectos demográficos é essencial para que os países do G20 tomem decisões informadas que moldem o bem-estar de seus cidadãos, impulsionem a prosperidade econômica e contribuam para o desenvolvimento sustentável global”.

O evento contará com duas reuniões presenciais (Reunião de Iniciação e Cúpula) e reuniões virtuais, abordando cinco temas principais:

  • Bioeconomia: direcionando o mundo para um planeta sustentável.
  • Desafios da saúde: qualidade, equidade e acesso.
  • Inteligência Artificial: ética, impacto social, regulamentação e compartilhamento de conhecimento.
  • Justiça Social: promovendo a inclusão, erradicando a pobreza e reduzindo as desigualdades.
  • Processo de transição energética: energias renováveis, considerações sociais e econômicas.

A Reunião de Iniciação será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de março. Além das apresentações das Academias de Ciências e organizações científicas internacionais, haverá quatro conferências e a apresentação de um novo projeto da UNESCO voltado para o aprendizado em ciências para a educação (UNESCO Global Alliance of Science Learning for Education).

O Science20 Brasil 2024 é organizado pela Academia Brasileira de Ciências, com a profª Helena Bonciani Nader atuando como Sherpa, coordenadora dos debates e atividades. O evento conta com apoio financeiro da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sobre o Science20: Criado em 2017, o S20 atua como grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, envolvendo as Academias de Ciências dos países membros. Os debates ocorrem anualmente, sendo coordenados pela Academia de Ciências do país que preside o G20. As recomendações do S20 são apresentadas oficialmente para consideração na reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Jornalistas interessados em acompanhar a reunião do S20 devem enviar nome, telefone, veículo e CPF até o dia 8 de março.

EVENTO: 11 e 12 de março, a partir de 9h, no Hotel Windsor Barra, Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Transmissão online pelo Youtube da ABC. Mais informações no Site do S20.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas