Trator da Inglaterra movido a biometano está na Expobel 2024

 

O Brasil recebeu seu primeiro trator alimentado por gás biometano, uma inovação trazida pela New Holland Agriculture, multinacional com sede em Basildon, Inglaterra. A concessionária Kesoja apresentou o modelo T6.180 Methane Power, que custa aproximadamente R$ 1 milhão, na Expobel 2024. O trator já está disponível para compra no mercado agrícola.

Tiago Bortolini, gerente comercial da Kesoja New Holland no sudoeste do Paraná, com atuação em Pato Branco, Dois Vizinhos, Realeza, Mangueirinha e Palmas, destaca que a presença do T6 na Expobel é uma resposta ao movimento de neutralidade de carbono que permeia o evento. Ele ressalta que as multinacionais estão cada vez mais engajadas na preservação ambiental e na busca por um planeta sustentável.

O biometano, um combustível renovável derivado do biogás, é produzido através de um processo de purificação que remove o excesso de carbono, resultando em um combustível similar ao gás natural. Comparado ao gás natural, o biometano reduz as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera, tornando-se uma alternativa inteligente para o manejo de resíduos orgânicos.

Na região sudoeste, o biometano é produzido principalmente a partir de resíduos animais de produtores de gado, suínos e aves que possuem biodigestores em suas propriedades. “Mas claro, tudo isso após a purificação do gás produzido por esse biodigestor”, esclarece Tiago.

Reconhecido em todo o estado pela produção significativa de pecuária, avicultura e suinocultura, o sudoeste vê nessa novidade uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre as soluções existentes para tornar as propriedades cada vez mais sustentáveis, conclui Tiago.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas