24 Líderes da Indústria Apoiam Financiamento para Inovação Social

Autor: Redação Revista Amazônia

Na última segunda-feira, mais 11 empresas se uniram ao Pledge Rise Ahead da Schwab Foundation, elevando o número total de signatários para 24. Esse compromisso reflete o crescente apoio do setor corporativo à inovação social, visando a construção de um mundo mais sustentável e equitativo para todos.

O Pledge, lançado em janeiro de 2024 com 13 signatários iniciais, como EY, IKEA, Microsoft, SAP e Suez, agora conta com 11 novas organizações. Esses líderes da indústria estão apoiando uma ambiciosa iniciativa para enfrentar a necessidade de financiamento de US$ 1,125 trilhão que os inovadores sociais enfrentam mundialmente, maximizando o potencial da inovação social.

Novos Signatários se Unem ao Pledge Rise Ahead

Entre os novos signatários estão: Automation Anywhere, Banco Davivienda, EDP, GE HealthCare Foundation, Hewlett Packard Enterprise (HPE) Foundation, Jubilant Bhartia Group, Philips Foundation, Reckitt, Renault Group, TikTok e Zurich Insurance Group.

A inclusão de empresas da Ásia e América Latina demonstra a relevância global da inovação social e o compromisso dessas organizações em buscar soluções para desafios sociais e ambientais críticos.

Oportunidade de Colaboração e Impacto Global

“O Pledge Rise Ahead apresenta uma oportunidade empolgante e necessária para o setor privado colaborar e apoiar empreendedores sociais em todo o mundo,” afirmou Daniel Nowack, chefe da Aliança Global para Empreendedorismo Social da Schwab Foundation. Ele enfatizou que o crescente número de signatários reflete como a inovação social está se tornando uma capacidade estratégica nos negócios, abordando questões de sustentabilidade e objetivos empresariais. Nowack também encorajou outras empresas a se juntarem ao compromisso e aproveitarem o valor compartilhado gerado pela economia social.

O conceito de inovação social refere-se à criação e ampliação de soluções transformadoras para desafios sociais e ambientais, com um foco firme na equidade, inclusão e sustentabilidade. Essas iniciativas visam melhorar a vida de comunidades marginalizadas ou subatendidas.

Ao endossar o Pledge Rise Ahead, as empresas se comprometem a aumentar o engajamento com a inovação social e a fortalecer significativamente a economia social até 2030, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Compromissos dos Signatários

Os signatários do Pledge se comprometem a iniciar novas iniciativas ou expandir atividades existentes em pelo menos duas das seis áreas de engajamento:

  • Fornecer suporte financeiro aos inovadores sociais;
  • Oferecer suporte não financeiro aos inovadores sociais;
  • Comprar de inovadores sociais (aquisições sociais);
  • Oferecer suporte financeiro ao ecossistema de inovação social;
  • Integrar princípios de inovação social nas operações principais da empresa;
  • Implementar ou expandir programas que incentivem funcionários a desenvolver iniciativas internas de inovação social.

Além disso, os signatários se comprometem a criar metas quantitativas coletivas para essas atividades até o Fórum Econômico Mundial de janeiro de 2025. Um relatório detalhando o impacto dos investimentos, incluindo as contribuições financeiras cumulativas feitas até o momento, será publicado no início de 2025.

Saiba mais:

“Os desafios que nossa sociedade enfrenta exigem soluções inovadoras, e os empreendedores sociais estão na vanguarda dessas mudanças,” comentou Javier Suarez Esparragoza, CEO do Banco Davivienda da Colômbia. “Ao aderir ao Pledge Rise Ahead, estamos não apenas ampliando nosso suporte aos inovadores sociais, mas também fomentando colaborações que podem escalar suas soluções em toda a América Latina.”

IA para o Impacto Social

O Pledge Rise Ahead é complementado por um novo relatório da Schwab Foundation, desenvolvido em colaboração com EY e Microsoft. O documento destaca a necessidade de reforçar o apoio aos inovadores sociais por meio do uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, para promover mudanças positivas.

O relatório AI for Impact: Strengthening AI Ecosystems for Social Innovation observa que, embora a IA tenha o potencial de beneficiar inúmeras vidas globalmente, menos de 1% dos investimentos hoje em IA focam em iniciativas com impacto social.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária