inscrições estendidas para a 4ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência da 3M

A 3M estendeu o prazo de inscrições para a 4ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência 2024. Agora, as candidatas têm até o dia 27 de fevereiro para submeter seus projetos no site do Programa.

Este ano, o programa traz duas inovações: a inclusão do Canadá e uma edição especial focada em candidatas e projetos que visam resolver e aprimorar aspectos específicos da sustentabilidade ambiental na América Latina e no Canadá.

A sustentabilidade ambiental é a capacidade de preservar o equilíbrio e a saúde dos ecossistemas e dos recursos naturais a longo prazo, garantindo que as gerações atuais e futuras possam suprir suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo.

Nesse contexto, serão aceitos projetos sobre economia circular, redução da pegada de carbono, gestão de água, energia, uso da terra, mudanças climáticas e proteção de ecossistemas, entre outros.

Podem se inscrever mulheres cientistas adultas, nascidas, graduadas e/ou residentes em um dos países participantes. É necessário ter pelo menos um protótipo ou teste piloto da ideia de inovação científica, que deve ser baseada nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e se enquadrar na categoria de sustentabilidade ambiental. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A iniciativa 25 Mulheres na Ciência foi lançada em 2020 com o objetivo de destacar o papel da mulher na ciência e inovação, dando visibilidade às iniciativas científicas e o impacto que elas estão gerando nas comunidades.

“Essa foi a maneira que a 3M encontrou para continuar inspirando meninas, jovens e mulheres em toda a região a estudar as disciplinas STEM, e mostrar a importância de sua participação em áreas que por muito tempo foram consideradas exclusivamente masculinas”, diz Marcia Ferrarezi, gerente técnica da 3M e líder do WLF-Tech (Fórum de Liderança Feminina) da área técnica da 3M para a América Latina.

84% dos brasileiros concordam que as mulheres são uma fonte de potencial inexplorado na força de trabalho STEM, de acordo com dados do Índice do Estado da Ciência 2023 (SOSI), pesquisa global da 3M que apresenta a percepção da população sobre as prioridades da 3M, como equidade nas áreas de STEM, carreiras técnicas, sustentabilidade, saúde e inovação.

A pesquisa também revela que 97% das pessoas no Brasil estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas, sendo que 80% temem que o aquecimento global, definido como “mudanças de temperatura ao longo do tempo”, fará com que as pessoas sejam deslocadas de suas casas. As condições climáticas que mais causam preocupação em relação ao deslocamento de moradias são ondas de calor (94%), secas (93%), incêndios (92%), inundações (89%) e aumento do nível do mar (87%).

Assim como nas edições anteriores, o processo de avaliação para selecionar as 25 mulheres cientistas reconhecidas em 2024 será conduzido por um júri de representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M na região, e convidados externos com vasta experiência nas áreas de ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina.

Alguns dos critérios que serão avaliados na seleção das mulheres cientistas serão o potencial de amplificação e influência de cada projeto e candidatura, o potencial de impacto social direto ou indireto na região, inovação, viabilidade, carreira e formação da candidata, bem como a maturidade e aplicabilidade da ideia.

As 25 mulheres cientistas reconhecidas nesta quarta edição do programa receberão um troféu e reconhecimento por parte da 3M, ganharão visibilidade para os projetos nos meios de comunicação convencionais (imprensa escrita) e online (mídia, web, redes sociais, blogs) incluindo as redes sociais da 3M, entre outros, e inclusão dos projetos no livro digital “25 Mulheres na Ciência 2024”, incluindo uma ilustração inédita desenvolvida para cada cientista e seu projeto.

As vencedoras serão anunciadas no dia 18 de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para saber mais sobre a nova edição deste programa, os critérios, o regulamento e se inscrever, visite o site do Prêmio.

Sobre a 3M

A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2022, a 3M atingiu faturamento bruto de R$5.1 bilhões no Brasil.

Edição Atual

Noticias Relacinadas