Furo redondo num osso de ombro de 75 mil anos revela que um neandertal morreu atingido por uma lança de madeira, anos depois de sobreviver a um golpe no rosto

Furo redondo num osso de ombro de 75 mil anos revela que um neandertal morreu atingido por uma lança de madeira, anos depois de sobreviver a um golpe no rosto
Caverna de Shanidar, no Curdistão iraquiano. Foto: Khoshhat, via Wikimedia Commons, licença CC BY-SA 4.0.

Na caverna de Shanidar, no Curdistão iraquiano, um dos sítios neandertais mais famosos do mundo, arqueólogos encontraram uma omoplata com um furo quase perfeitamente redondo. O estudo publicado em 15 de outubro de 2026 na revista científica Scientific Reports conclui que o buraco foi feito por uma lança de madeira, por volta do momento da morte do indivíduo, que viveu há cerca de 75 mil anos.

Mas a história desse neandertal não é só de violência. Um dente quebrado encontrado junto aos ossos indica que, anos antes, ele havia sobrevivido a um ferimento grave no rosto.

Shanidar A

As escavações recomeçaram em Shanidar em 2019 e revelaram restos de pelo menos três indivíduos até então desconhecidos: costelas, ossos da mão, dentes e a omoplata perfurada, que provavelmente pertencia a uma única pessoa, batizada de Shanidar A.

De início, a equipe não sabia o que tinha causado o furo. Segundo a antropóloga biológica Emma Pomeroy, da Universidade de Cambridge, o buraco era tão redondo que ninguém entendia o que era. Os pesquisadores retiraram o osso junto com o sedimento ao redor e testaram se raízes ou insetos poderiam ter feito o dano. Não podiam.

Madeira, não pedra

A equipe encontrou no solo fragmentos do próprio osso, sinal de que ele foi perfurado quando o indivíduo ainda estava vivo ou acabara de morrer. No microscópio e em raios X, não havia sinal de cicatrização, o que indica que o ferimento aconteceu por volta da morte.

Para identificar a arma, os pesquisadores compararam o furo com marcas em ossos de animais abatidos e com ferimentos produzidos por arqueólogos que golpearam carcaças com réplicas de armas do Paleolítico. Lanças com ponta de pedra costumam deixar furos em forma de losango. Lanças de madeira deixam furos redondos. Para o antropólogo Bruno Maureille, da Universidade de Bordeaux, que não participou do estudo, não há dúvida: foi uma lança de madeira.

Anos vivendo com um ferimento

O incisivo quebrado conta outra parte da história. Ele estava tão estilhaçado que Shanidar A provavelmente sofreu uma lesão séria no rosto. O acúmulo de tártaro mostra que o dente partiu anos antes da morte, ou seja, o indivíduo viveu muito tempo com o problema, que deve ter dificultado comer e beber.

Para os autores, sobreviver a isso sugere que outros membros do grupo podem ter ajudado. A ideia de cuidado entre neandertais já aparece em outros esqueletos de Shanidar, alguns com lesões graves que só teriam permitido a sobrevivência com apoio.

Violência antiga

Neandertais se machucavam com frequência, provavelmente durante caçadas a animais grandes. Mas há também sinais, desde cerca de 430 mil anos atrás, de que hominídeos feriam uns aos outros. Na própria Shanidar, outro neandertal tem uma costela que provavelmente foi perfurada.

A antropóloga Libby Cowgill, da Universidade do Missouri, lembra que muitas formas de morrer não deixam marca nenhuma no esqueleto. Por isso, ossos com trauma visível são tão valiosos para entender como esses humanos viviam.

Shanidar ficou conhecida nos anos 1960 por um enterro que parecia ter flores, interpretação hoje debatida. Os achados recentes mostram que a caverna ainda tem muito a revelar.

Perguntas frequentes

Neandertais usavam lanças?

Sim. Há lanças de madeira atribuídas a neandertais na Europa, e o furo de Shanidar indica o uso de uma arma desse tipo.

Onde fica Shanidar?

Na região do Curdistão, no norte do Iraque.

Com informações da Universidade de Cambridge e do estudo publicado na Scientific Reports.

Gostou desta reportagem?

Marque Revista Amazônia como fonte preferencial e veja mais conteúdo nosso no Google.

Gostou desta reportagem?
Siga a Revista Amazônia no Google News

⭐ SEGUIR AGORA