Acre ultrapassa 5,8 mil conexões de energia solar, segundo a ABSOLAR

 

Atualmente, o Acre conta com mais de 5,8 mil conexões de energia solar em operação, distribuídas em telhados, fachadas e pequenos terrenos em 21 de seus 22 municípios, representando 95,5% da região. Esses dados são fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Mais de 6,4 mil consumidores de energia elétrica já estão usufruindo de redução na conta de luz, além de maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Segundo o mapeamento da ABSOLAR, o Acre possui um excelente potencial para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica através da geração própria. O estado tem 72,2 megawatts (MW) em operação em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar atraiu mais de R$ 400 milhões em investimentos para o Acre, gerou mais de 2 mil empregos e arrecadou mais de R$ 100 milhões para os cofres públicos.

Edlailson Pimentel da Silva, coordenador estadual da ABSOLAR no Acre, afirma que o avanço da energia solar no país é essencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. Ele destaca que isso ajuda a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de bandeira vermelha na conta de luz da população.

Ele ressalta que, como muitos estados da região Norte ainda dependem de combustíveis fósseis, mais caros e poluentes, para fornecer eletricidade aos cidadãos e ao setor produtivo, o crescimento da energia solar no Acre tem sido crucial para melhorar a qualidade da energia elétrica no território acreano. Isso garante mais segurança, autonomia e independência aos consumidores, a partir de uma fonte limpa e renovável.

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, afirma que o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e o protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e aumenta a competitividade dos setores produtivos brasileiros.

Ele destaca que a energia solar é um impulsionador para o desenvolvimento do país. Em particular, ele vê uma grande oportunidade de usar a tecnologia em programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros. Isso ajuda a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica, permitindo que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade brasileira que congrega todos os segmentos da cadeia de valor da energia solar fotovoltaica e outras tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais de todos os tamanhos, a entidade é uma fonte de informação e articulação em favor da transição energética sustentável do Brasil.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas