Grupo BBF desenvolve processo inédito no Brasil de compostagem em escala para operações industriais no Pará

Share This Post


O Grupo BBF, uma empresa 100% brasileira, é conhecido por sua atuação no agronegócio sustentável, que abrange desde o cultivo da palma até a biotecnologia, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável para localidades isoladas da Amazônia.

Compromisso ESG

A empresa está comprometida com sua agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e recentemente expandiu seu processo de aproveitamento econômico de subprodutos industriais em escala. Isso envolve a transformação dos resíduos naturais oriundos do processo de extração do óleo de palma em composto orgânico para utilização em suas áreas agrícolas. Esta iniciativa é pioneira e inédita no setor de palma no país.

Compostagem: Uma Solução Sustentável

O processo de compostagem começou em fase piloto no Polo Moju e, neste mês, inicia a implantação em escala no Polo Acará. Isso permite a redução nos volumes de efluentes destinados diretamente ao campo – processo de fertirrigação – bem como a melhor destinação dos resíduos orgânicos em áreas de cultivo de palma da empresa.

A compostagem é uma técnica muito utilizada em diversos sistemas agroindustriais, maximizando a pegada de carbono com a redução do uso de fertilizantes petroquímicos (nitrogenados) e demais nutrientes que são extraídos com alto consumo energético fóssil. O objetivo do Grupo BBF é fortalecer o conceito de carbono neutro em suas operações nos próximos anos.

Benefícios da Compostagem

A área instalada para o processo de compostagem no Polo do Acará é de 25.930 m2, com capacidade de processamento de até 90 mil toneladas de composto orgânico anualmente. Isso é suficiente para adubação de até 3 mil hectares de palma e substituição de mais de 1,8 mil toneladas de adubos de origem fóssil por orgânicos.

Segundo Fabio Pacheco, diretor do Grupo BBF, a nova operação de compostagem utiliza os “cachos de frutos vazios” e a água proveniente do processo industrial, trazendo ainda mais ganhos ambientais e operacionais, além de proporcionar redução nos custos agrícolas da Companhia.

Liderança no Mercado

O Grupo BBF se destaca como maior produtor de óleo de palma da América Latina, com 75 mil hectares cultivos e capacidade de produzir mais de 200 mil toneladas de óleo anualmente. Somente no Estado do Pará, a companhia possui mais de 60 mil hectares e incentiva mais de 450 agricultores familiares com o cultivo sustentável da palma.

Através do Programa de Agricultura Familiar, o Grupo BBF oferece treinamento contínuo, assistências técnicas, fornecimento de mudas, permuta de fertilizantes e estímulos à financiamentos bancários. A companhia possui ainda 4 polos produtivos no Pará e gera mais de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos no Estado, se destacando como uma das maiores empregadoras do Estado.

Com investimento contínuo em benfeitorias às comunidades no entorno de suas operações, o Grupo BBF comprova que é possível aliar preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e geração de renda para comunidades que residem em localidades isoladas Amazônia.


spot_img

Related Posts

Anaconda: Descoberta de Nova Espécie de Sucuri Gigante na Amazônia

Anaconda gigante da Amazônia A sucuri, ou anaconda, é uma...

Máquina de colher açaí por controle remoto é a sensação do Festival do Açaí em Belém

Colhedora de açaí por controle remoto Um equipamento inovador, desenvolvido...

Lei Rouanet de Incentivo à Reciclagem

Lei nº 14.260/2021 Em um movimento pioneiro, o Brasil sancionou...

Os países mais inteligentes do mundo, de acordo com o QI

O Quociente de Inteligência (QI), uma métrica desenvolvida no...

Pirarucu: Uma Ameaça e Oportunidade nos Rios da Amazônia

 Guillermo Otta Parum, um pescador com mais de meio...

Modelo de Cabovias da Colômbia Podem Impulsionar a Produção de Açaí no Brasil

Uma missão visionária liderada por empresários e especialistas paraenses...
- Advertisement -spot_img