CAIXA disponibiliza R$ 9,7 milhões para capacitação de cooperativas de catadores no Brasil

 

Na última sexta-feira (1º), a CAIXA concretizou um Acordo de Cooperação Financeira no valor de R$ 9,7 milhões com o Instituto GEA Ética e Meio Ambiente. Esse acordo visa capacitar cooperativas de catadores em todo o Brasil, em uma cerimônia realizada na sede do banco, em Brasília (DF), coincidindo com o Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis. Os recursos provêm do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA).

O evento contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, da presidente do Instituto GEA, Ana Maria Luz, e representantes de cooperativas de catadores do Distrito Federal.

“Para a CAIXA, é motivo de grande satisfação apoiar um projeto tão relevante, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho dos catadores, além de contribuir para um descarte apropriado dos resíduos sólidos e impulsionar a geração de renda”, destacou o vice-presidente.

O projeto tem como objetivo capacitar e fortalecer cooperativas de catadores em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, visando a destinação ambientalmente segura e economicamente viável dos resíduos eletroeletrônicos, incluindo eletrodomésticos, oferecendo à população uma opção para o descarte adequado desses materiais.

Em 2023, a CAIXA deu início ao recebimento de propostas por meio de uma seleção pública, e o Instituto GEA Ética e Meio Ambiente foi uma das entidades selecionadas.

Sobre o Instituto GEA:

O Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente é uma organização ambiental sem fins lucrativos, fundada em 1999, especializada em Educação Ambiental e na implementação de programas de coleta seletiva, reciclagem e redução de resíduos.

FSA CAIXA:

Criado em 2010, o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA) tem como objetivo apoiar projetos de cunho social e ambiental alinhados às ações e programas do banco relacionados ao desenvolvimento sustentável, priorizando beneficiar a população de baixa renda.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas