Edital oferece oportunidade de bolsas para pesquisadores de países menos desenvolvidos

Agência FAPESP – A FAPESP lançou chamada de propostas em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no âmbito do programa The World Academy of Sciences (TWAS).

O edital oferece até 20 Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado para pesquisadores provenientes de países menos desenvolvidos realizarem pesquisa em projetos com Auxílio FAPESP vigente.

Serão concedidas bolsas em todas as áreas das ciências naturais, aplicadas e sociais para serem implementadas em instituições-sede do Estado de São Paulo. A duração da bolsa pode variar de 12 a 24 meses.

São elegíveis para esta chamada pesquisadores naturais e residentes em um dos 46 países menos desenvolvidos presentes em lista fornecida pelas Nações Unidas e disponível em http://twas.org/least-developed-countries-ldcs. Não são elegíveis à Bolsa de Pós-Doutorado candidatos que já residam no Brasil ou que possuam visto de residência temporária ou permanente no Brasil ou em qualquer país desenvolvido.

Foto: urcomunicacion/wikipedia

“Pesquisas de classe mundial são realizadas no Estado de São Paulo e tenho certeza de que os pesquisadores dos PMDs [países menos desenvolvidos] que passarem algum tempo realizando seu trabalho lá se beneficiarão enormemente de sua comunidade científica ativa e de sua perspectiva interdisciplinar”, disse Romain Murenzi, diretor-executivo da TWAS.

“A TWAS terá um papel crucial na criação e manutenção de colaborações entre pesquisadores e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo com parceiros do mundo em desenvolvimento. Dessa forma, nossa cooperação com essas regiões deverá crescer e se fortalecer por meio dessa parceria”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Interesse e elegibilidade

Os pesquisadores responsáveis por auxílios FAPESP vigentes têm até 29 de março de 2024 para manifestar interesse em receber o bolsista estrangeiro em sua instituição, preenchendo formulário no edital da chamada em que deve constar, além de informações sobre o Auxílio à Pesquisa vigente, um resumo em inglês do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo bolsista, especificando qual sua contribuição para o auxílio. Não é necessário submeter o nome do bolsista nesta fase.

A etapa seguinte irá pré-selecionar candidatos a supervisores das Bolsas de Pós-Doutorado. Em 12 de abril, uma lista com os candidatos considerados elegíveis para receber os bolsistas deverá ser divulgada pela FAPESP e veiculada pela Unesco nas instituições de pesquisa e ensino superior dos países em desenvolvimento, para que potenciais candidatos às Bolsas de Pós-Doutorado possam encontrá-los e contatá-los.

Após alinhamento entre supervisor e bolsista, uma proposta na modalidade Bolsa no País – Pós-Doutorado deverá ser submetida pelo supervisor da Bolsa à FAPESP, via SAGe, até 30 de maio de 2024, sendo que desta vez será obrigatório indicar o nome do bolsista – o que exige que o mesmo faça seu cadastro prévio no SAGe.

A FAPESP será responsável por realizar a seleção das propostas. A lista de candidatos será submetida para homologação à Unesco/TWAS. A decisão final será tomada em conjunto pela FAPESP e Unesco/TWAS por meio de um Comitê Gestor.

Podem participar da chamada como supervisores de Bolsas de Pós-Doutorado pesquisadores responsáveis de Auxílios à Pesquisa vigentes na FAPESP nas modalidades Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa Ensino Público e Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs, CPEs e CPAs vigentes também são elegíveis para apresentar propostas.

Em relação aos bolsistas, a chamada exige que os candidatos tenham defendido o doutorado há no máximo sete anos; proficiência (oral e escrita) em inglês suficiente para o exercício das atividades previstas no projeto de pesquisa; e apresentem aceitação oficial por um supervisor de uma instituição-sede no Estado de São Paulo.

A chamada pode ser acessada em https://fapesp.br/16499.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas