Google doa modelo de IA Gemma para comunidade de código aberto

 

Um modelo de IA aberto? Com um modelo aberto, o Google quer ajudar os desenvolvedores a construir suas próprias soluções de IA responsáveis. Ao mesmo tempo que a Gemma, o Google também está introduzindo o Toolkit de IA Generativa Responsável. Este toolkit permite que os desenvolvedores depurem sua IA e também aprendam as melhores práticas com base na experiência do Google. A Gemma está disponível no Vertex AI Model Garden, bem como nos Modelos Kaggle e Hugging Face. Como um modelo aberto, a Gemma pode ser usada em qualquer lugar.

A Gemma vem em duas variantes, uma 2B e uma 7B. Ambos os modelos são leves o suficiente para rodar em um laptop. No entanto, o modelo 7B é muito mais poderoso. No entanto, ele também é mais potente do que o modelo 13b do LLAMA 2, o que nos permite concluir que o tamanho dos modelos de IA está começando a diminuir. Isso é bom porque os modelos se tornam mais eficientes e menos hardware é necessário para usá-los.

A comunidade de código aberto está liderando o caminho? Apesar de todos os desenvolvedores inteligentes e gênios de dados em empresas como Google, OpenAI e Microsoft, a comunidade de código aberto ainda consegue impressionar. Essas empresas investem muito dinheiro no desenvolvimento desses tipos de modelos. Eles não têm os fundos na comunidade de código aberto, mas com conhecimento e engenhosidade, às vezes conseguem realizar mais. Por exemplo, especialistas na comunidade de código aberto regularmente alcançam melhores resultados com modelos pequenos e bem treinados. Isso continua extraordinário quando você considera quantas pessoas e recursos essas empresas de tecnologia investiram.

Isso garante que os gigantes da tecnologia também permaneçam motivados a continuar compartilhando seu conhecimento e modelos no campo da IA. Afinal, a corrida da IA apenas começou, e uma quantidade tremenda de inovação é esperada nos próximos anos. Então, pode ser que a comunidade de código aberto forneça o próximo avanço com base em um modelo como a Gemma. Para o Google e outros, será uma boa oportunidade de aprendizado para obter ainda mais dos modelos.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas