Comitê Paraense de Mulheres Cooperativistas define metas para 2024

 

Impulsionando a participação feminina no cooperativismo, o Comitê Paraense de Mulheres Cooperativistas se reuniu na sede administrativa da COOPERNORTE, em Paragominas, na última sexta-feira (12), para traçar estratégias para as ações do ano.

Com a presença da coordenadora Cirede Carloto, Joelma Nunes, coordenadora suplente, Bruna Bandeira, secretária, e Cynthya Aquino, representante do Sistema OCB Pará, o comitê estabeleceu um plano de ações com o objetivo de não apenas fortalecer as conquistas já obtidas, mas também expandir para mais cooperativas. O principal objetivo é capacitar e motivar novos comitês em diferentes regiões, com ênfase na Trilha de Aprendizado, onde mulheres líderes irão orientar e compartilhar conhecimentos para a implementação de novos comitês.

Outro destaque é o encontro presencial para a conclusão do módulo com diretrizes e orientações sobre como projetar e implementar o comitê. Além disso, a programação do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas já está em andamento.

“Os encontros de planejamento desempenham um papel fundamental no fortalecimento do Comitê de Mulheres, Elas pelo Coop Pará, proporcionando um espaço dedicado à reflexão e alinhamento estratégico. Juntas, elaboramos o plano de ações para os próximos meses, visando a eficácia e o impacto de nossas iniciativas, além de discutirmos nosso papel como mulher nos negócios. Essa colaboração é essencial para garantir que nossas ações sejam coordenadas e bem planejadas”, disse a coordenadora do comitê regional, Cirede Carloto.

Aproveitando a reunião do Comitê e a presença da coordenadoria, o núcleo de mulheres da COOPERNORTE promoveu um momento enriquecedor com a palestrante Helda Elaine, abordando o tema “Mulheres e suas potencialidades”, com trocas inspiradoras e reforçando o papel da mulher na construção de uma comunidade mais inclusiva, solidária e colaborativa.

Comitê Paraense de Mulheres Cooperativistas Atualmente, o comitê regional, conhecido como “Elas pelo Coop”, conta com a participação ativa de 104 mulheres, refletindo o crescimento e a relevância desse movimento feminino no cenário cooperativista.

Em 2023, o Comitê foi implementado e, com o apoio do Sistema OCB Pará, promoveu o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no dia 16 de setembro, em Salinas, representando um passo muito importante para a atuação ativa das mulheres dentro de suas cooperativas, conectando, aprendendo e inspirando.

Mais de 100 mulheres, de vários municípios, participaram de um dia repleto de palestras e dinâmicas para desempenharem papéis-chave em todas as etapas das cooperativas, desde a produção até a gestão.

O evento proporcionou uma plataforma para compartilhar histórias inspiradoras e estratégias para enfrentar desafios. Orientando as participantes com suas palestras únicas, estiveram presentes Andréa Cordeiro, CEO do Movimento Mulheres do Agronegócio Brasil, com o tema Liderança e protagonismo feminino, e Luzi Reis, Coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas, com a oficina de formação e desenvolvimento de mulheres no coop paraense.

Após o evento, foram desenvolvidos módulos online para capacitar essas mulheres e reuniões periódicas foram estabelecidas.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas