Congresso Nacional pondera a criação de um fundo para promover o ecoturismo

O ecoturismo no Brasil está ganhando cada vez mais destaque, com o país sendo apontado pela revista Forbes como o melhor lugar do mundo para essa prática. Em resposta a essa crescente popularidade, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que institui um fundo para promover o ecoturismo brasileiro.

Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo

O Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo (Fundeco) será utilizado para financiar planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos como de interesse ecoturístico. Além disso, a verba poderá ser usada na capacitação de mão de obra e em cooperação técnica.

O Fundeco será formado a partir de diversas fontes, incluindo operações de crédito internas e externas, contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. O fundo também poderá receber recursos do orçamento federal e do superávit financeiro da União apurado em cada exercício.

Atualmente, o Projeto de Lei 3045/21, que institui o Fundeco, tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

COP 30

O Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A Cúpula do Clima atrairá representantes de todo o mundo à capital paraense e ao Brasil para discutir as principais ações frente às mudanças climáticas e, também, como o turismo impacta nessa cadeia, promovendo ações de mitigação positiva.

Rede Trilhas

Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.

A RedeTrilhas, uma iniciativa voltada ao ecoturismo, foi criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A RedeTrilhas se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.

Com essas iniciativas, o Brasil está se posicionando como um líder global no ecoturismo, aproveitando seus vastos recursos naturais e culturais para promover o turismo sustentável e a conservação ambiental.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas

×