ESPCA Recebe inscrições: Análise Hologenômicos para Agricultura Sustentável

Com o apoio da FAPESP, a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura será realizada em São Carlos. O evento, que acontecerá entre 29 de julho e 09 de agosto, selecionará 20 participantes do Brasil e 20 do exterior.

A ESPCA será sediada em três instituições de São Carlos (SP): Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Instrumentação e Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP). As inscrições estão abertas até 30 de março.

A escola proporcionará aos estudantes e jovens pesquisadores uma visão interdisciplinar da hologenômica, que estuda o conjunto completo de genomas de um organismo ou nicho ecológico. Além disso, os participantes terão acesso a conhecimentos avançados sobre análise e integração de dados multiômicos do microbioma hospedeiro e sua relação com a microbiota associada. O objetivo é discutir como essas ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de gestão agrícola para melhorar a produção e a sustentabilidade dos alimentos.

O curso, com duração de 75 horas, incluirá palestras, aulas práticas de genômica, metagenômica e análise de dados metabolômicos, além de visitas técnicas a instituições científicas. A coordenação da escola está a cargo da professora Luciana Correia de Almeida Regitano, da Embrapa Pecuária Sudeste.

Os participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, no Brasil ou no exterior, e serem potenciais candidatos a cursos de mestrado, doutorado ou estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.

Serão selecionados cerca de 40 candidatos (20 residentes no Brasil e 20 residentes no exterior). Os participantes terão a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em sessões de pôsteres, discutindo o progresso de seus resultados com os cientistas participantes. Candidaturas adicionais da comunidade científica em geral serão aceitas para os primeiros três dias de aulas plenárias.

A escola contará com a participação de vários palestrantes internacionais, incluindo a professora Leluo Guan (University of British Columbia, Canadá), que falará sobre “Nutrição baseada em ômicas para melhorar a sustentabilidade da produção pecuária”; Haithem Afli (Munster Technological University, Irlanda), especialista em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, que ministrará uma palestra intitulada “A linguagem da vida”; e Daniela Lourenço (University of Georgia, Estados Unidos), especialista no método de etapa única amplamente adotado para o melhoramento animal, que abordará o tema “Modelagem do microbioma na seleção genômica”.

A FAPESP apoia o evento por meio do Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Estudantes que residem fora do Estado de São Paulo podem solicitar apoio financeiro para cobrir despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas

×