Gustavo Pimenta eleito como novo presidente da Vale

Autor: Redação Revista Amazônia

Gustavo Pimenta

A Vale (VALE3) anunciou na noite desta segunda-feira (26) a escolha de Gustavo Pimenta como seu novo presidente, sucedendo Eduardo Bartolomeo. A decisão, aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração da empresa, ocorreu após um criterioso processo de seleção conduzido por uma consultoria de renome internacional. Pimenta assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025, quando o contrato de Bartolomeo se encerra em 31 de dezembro deste ano. Atualmente, Pimenta ocupa o cargo de vice-presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.

A Vale destacou que a escolha do novo presidente seguiu rigorosamente o Estatuto Social da empresa, as políticas corporativas, as normas internas e as legislações vigentes. Em comunicado, Gustavo Pimenta afirmou que pretende fortalecer o diálogo com todos os stakeholders e dará prioridade à segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente. Ele também expressou confiança na continuidade da missão da Vale, com foco na geração e distribuição de valor, visando elevar a empresa a novos patamares.

Com uma trajetória internacional nos setores financeiro, de energia e mineração, Pimenta possui mais de 20 anos de experiência, tendo atuado no Brasil, Estados Unidos e Europa. Desde 2021, ele é vice-presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, além de liderar as áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização. Antes de ingressar na Vale, Pimenta trabalhou por 12 anos na AES, onde ocupou cargos como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e vice-presidente de Performance e Serviços. Ele também tem passagem pelo Citigroup em Nova Iorque, onde atuou como vice-presidente de Estratégia e M&A.

Gustavo Pimenta é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária