Livros Infantis Desvendam o Mundo do Cooperativismo

 

Inspirados pela missão de transmitir a magia da esperança, simplicidade e sabedoria para uma vida próspera e feliz, Elvira Cruvinel e Chael Mazza embarcaram na jornada da educação infantil. Eles procuraram integrar toda a sua experiência acadêmica, profissional e pessoal em seus livros, com o objetivo de transmitir essas mensagens poderosas ao público infantil.

Os autores têm como meta disseminar a educação financeira, cooperativista e sustentável, reconhecendo que a força da cooperação e do conhecimento são fundamentais para um mundo melhor.

Em 2022, eles lançaram “A Árvore Mágica”, que destaca a importância do conhecimento para a prosperidade. Este é um livro de educação financeira voltado não apenas para crianças, mas também enfatiza o valor do conhecimento, cuidado e paciência em tudo o que fazemos. Com ilustrações encantadoras, o mundo de Esperança, a personagem principal, vai revelando experiências e descobertas sobre o papel do dinheiro e do conhecimento em nossas vidas. Neste livro, ela descobre que o dinheiro é um reflexo do que pensamos dele!

Em 2023, eles publicaram o segundo livro, “Luz Cooperativa”, um livro de educação cooperativista. Esperança e seus amigos recebem uma nova professora, que introduz o conceito de cooperação. Além de abordar os sete ramos de cooperativas no Brasil, o livro introduz a ideia de um 8º ramo, a cooperativa do conhecimento: um lugar onde cada um contribui com o que sabe e pode aprender coisas novas, construindo um mundo melhor!

Para cada ramo de cooperativa, os autores destacam uma liderança, caracterizando-o como líder da equipe de alunos. Por exemplo, para o ramo das cooperativas financeiras, o líder homenageado é o padre Theodor Amstad, mencionando os 120 anos da primeira cooperativa de crédito no Brasil. Além disso, o nome da professora que apresenta a cooperação para os alunos é uma homenagem à Professora Diva Benevides Pinho.

A mensagem principal de “Luz Cooperativa” é que a luz de todos é sempre maior do que podemos imaginar e que o todo é realmente maior que a soma das partes.

Os autores planejam lançar, em 2024, o terceiro e último livro da série de Esperança, que abordará a educação para a sustentabilidade.

Os livros podem ser adquiridos no site da Editora Mais Ativos ou diretamente com os autores, no caso de compras de mais de 10 exemplares.

Sobre os Autores

Elvira Cruvinel Ferreira é doutora e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), professora extracarreira no Mestrado e na graduação da FGV (Ebape e EPPG), conselheira no Instituto Cooperforte e servidora pública federal no Banco Central desde 1994, onde atua como responsável pela universidade coorporativa (UniBC), tendo coordenado projetos sobre responsabilidade socioambiental das instituições financeiras, governança em cooperativas de crédito, educação financeira, inclusão financeira, microfinanças, dentre outros. Ela tem diversas publicações (livros e artigos) sobre os temas acima. É autora dos livros infantis “A Árvore Mágica” e “Luz Cooperativa”, com foco na educação financeira e cooperativista.

Chael Luigi de Souza Mazza é biólogo de formação, possui mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com foco em inovação, finanças e sustentabilidade. Servidor público federal no Banco Central desde 2014, onde atua na área de gestão das reservas internacionais, possui ampla experiência com investimentos e educação financeira. É coautor dos livros infantis “A Árvore Mágica” e “Luz Cooperativa”, com foco na educação financeira e cooperativista.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas