Preparação Brasileira para a COP 28: Encontro Destaca Planos Ambientais

Share This Post

Reunião com representantes de entidades ambientais discute estratégias de prevenção e controle de desmatamento

Em uma reunião preparatória para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com representantes de entidades de todos os biomas brasileiros que trabalham pela preservação do meio ambiente nesta quarta-feira (22).

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou o compromisso do governo em ter planos de prevenção e controle de desmatamento e de desenvolvimento sustentável para todos os biomas. Ela ressaltou a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento que combata a desigualdade e a pobreza, ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade, as florestas e as populações tradicionais.

O plano de combate ao desmatamento na Amazônia, lançado em junho, já resultou em uma redução do desmatamento em 49,5% nos primeiros 10 meses do ano. O plano do Cerrado também foi concluído e deve ser lançado em breve. Os demais planos – Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa – devem ficar prontos até junho de 2024.

Na COP 28, o Brasil deverá reforçar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, com redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o país cobrará recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2022 a julho de 2023, alcançou 9.001 quilômetros quadrados (km²), o que representa queda de 22,3% em relação ao ano anterior (2021/2022).

A COP 28 está programada para ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. O presidente Lula deverá participar nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com 140 chefes de Estado e de governo. O Brasil terá uma delegação com cerca de 1,5 mil participantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do governo federal.

spot_img

Related Posts

Divulgado o calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

  Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem conferir...

Petrobras faz concurso para nível técnico com salário de R$ 5,8 mil

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (26) um concurso público...

Concursos Públicos de 2024 Oferecem Mais de 54.000 Vagas em Todo o País!

Mais de 54.000 concursos públicos no país estão com...

Fique Sempre Atualizado com o Nosso Grupo de Notícias em Tempo Real no WhatsApp!

Olá, leitores da Revista Amazônia! Temos um Grupo de...

Inteligência Artificial no Combate a Pragas e Doenças do Cacau

O cultivo de cacau, a matéria-prima do chocolate, pode...
- Advertisement -spot_img