Uma colaboração entre a BMW M, subsidiária de carros de alto desempenho do Grupo BMW, e os especialistas suíços em materiais leves Bcomp foi reconhecida no prêmio Enlighten Awards 2024 da Altair, que destaca os desenvolvimentos mais inovadores e sustentáveis do setor automotivo global. O assento BMW M Visionary Materials, que repensa a composição dos assentos automotivos e é fabricado com materiais à base de linho da Bcomp, ganhou na categoria Processo Sustentável por seu foco no ciclo de vida.
BMW M
“Já estamos utilizando tecnologias e materiais existentes para oferecer uma perspectiva sobre as possibilidades de redução de emissões e conservação de recursos no futuro”, disse Falco Hollmann, Gerente de Inovação em Construção Leve e Sustentabilidade da BMW M, ao receber o prêmio. “Não se trata apenas de substituir materiais, mas, acima de tudo, do conceito de design para circularidade.”
O design premiado reimagina a fabricação convencional e os materiais dos componentes para introduzir um produto mais leve e circular que atende às demandas de produção em larga escala de veículos. Além de usar materiais naturais e reciclados, as montagens menos complexas e os monomateriais podem ser separados por tipo, facilitando a reciclagem do assento ao final de sua vida útil.
A Bcomp afirma que seus compósitos de fibra de linho são neutros em CO2e desde a produção até o uso e podem reduzir as emissões relacionadas à fabricação de peças compostas de alto desempenho em até 85% em comparação com a fibra de carbono, dependendo da aplicação, além de pesar até 50% menos do que as atuais peças plásticas automotivas de grande escala.
A Bcomp, fundada como um projeto de garagem em 2011 com a missão de criar esquis leves, mas de alto desempenho, tornou-se uma líder em compósitos de fibras naturais de alto desempenho para os setores de mobilidade, recreação e transporte em massa. Recentemente, a empresa chamou atenção na corrida anual de rua da NASCAR em Chicago, quando a organização revelou um protótipo de um veículo elétrico a bateria (BEV) com carroceria feita de compósito de fibra de linho da Bcomp.
Esse material à base de plantas promete reduzir as emissões de CO2 da fibra de carbono tradicional em até 85%, com rigidez semelhante, além de melhorar a segurança nos esportes a motor graças a um comportamento de quebra sem estilhaços afiados, um aspecto de segurança especialmente relevante em corridas de carros.
A BMW começou a trabalhar com os materiais da Bcomp em 2019, quando usou compósitos de fibras naturais de alto desempenho no carro BMW iFE.20 da Fórmula E.
Volkswagen Testa ‘Couro’ à Base de Cânhamo para Interiores de Carros
Enquanto isso, a Volkswagen fez uma parceria com a startup alemã Revoltech para pesquisar e desenvolver materiais à base de plantas para serem usados nos interiores automotivos.
O candidato escolhido, chamado LOVR™ (livre de couro, sem óleo, vegano, à base de resíduos), é a primeira solução têxtil da Revoltech. Feito a partir de resíduos da indústria regional de cânhamo, o LOVR é 100% à base de plantas, livre de plásticos, totalmente reciclável e biodegradável, e pode ser moldado em uma variedade de texturas e acabamentos, incluindo, para os propósitos da Volkswagen, um “couro”. A montadora está testando o LOVR para ser usado como material de superfície sustentável nos modelos da Volkswagen a partir de 2028.
O LOVR se junta a uma crescente variedade de alternativas de couro à base de plantas e circulares que oferecem aos designers de produtos a mesma sensação e durabilidade que o couro bovino, sem os impactos ambientais negativos frequentemente associados ao couro convencional. Devido à sua versatilidade e facilidade de processamento, a Revoltech afirma que o LOVR pode ser produzido utilizando processos industriais existentes — facilitando sua escalabilidade e integração na produção em grande escala, e é um bom candidato para uso em indústrias como móveis, moda e automotiva.
“O uso sustentável de recursos é um pilar chave em nossa estratégia ACCELERATE e, portanto, está firmemente ancorado em nossa mentalidade e ações. Nosso objetivo claro é unir os desejos dos clientes, os requisitos de sustentabilidade e os interesses corporativos”, disse Andreas Walingen, Chefe de Estratégia da marca Volkswagen, acrescentando que a colaboração é um bom exemplo dos benefícios obtidos com a combinação direcionada das respectivas forças de startups e empresas estabelecidas.
A Volkswagen afirma que as primeiras apresentações do LOVR receberam uma resposta positiva e feedbacks favoráveis dos clientes.