×
Próxima ▸
O tempero amazônico que está ganhando cada vez mais fama…

Governo Federal Revela Resultados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional

Brasil
Integrantes do Governo do Programa de Aceleração do Turismo

Programa de Aceleração do Turismo

Nesta terça-feira (11), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, juntamente com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentaram os primeiros resultados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Desenvolvido pelo Governo Federal em colaboração com parceiros públicos e privados, o PATI busca aumentar a quantidade de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil.

Lançado no final de março deste ano, o projeto piloto do PATI atraiu 123 propostas para novas operações aéreas ou aumento da frequência de voos existentes. Financiado pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e alinhado com a Política Nacional de Aviação (Pnac), o programa conta com um investimento de R$ 3,3 milhões em sua primeira edição. Esses recursos visam apoiar as estratégias de Desenvolvimento da Aviação Civil, Eficiência e Sustentabilidade. Os três projetos selecionados representam mais de 70 mil novos assentos em voos internacionais para o Brasil, de 27 de outubro deste ano até 29 de março de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os projetos aprovados incluem:

  • Um voo da Latam ligando Lima (Peru) ao aeroporto de Curitiba (PR)
  • Um voo da Azul conectando Assunção (Paraguai) ao aeroporto de Viracopos (SP)
  • Um voo da Iberia, proposto pelo GRU Airport (Aeroporto de Guarulhos), para aumentar a frequência de 7 para 14 voos semanais na rota entre Guarulhos e Madrid (Espanha).

O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância do turismo para a economia brasileira. “Essa agenda internacional é crucial para o nosso desenvolvimento. A cada quatro turistas que chegam ao Brasil, um emprego é gerado. O turismo é uma indústria limpa que cria empregos rapidamente e fortalece ainda mais a economia brasileira.”

Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo, ressaltou que o programa posicionará o Brasil entre os líderes mundiais do turismo. “Este trabalho nos ajudará a atingir a meta de receber milhões de turistas até 2026. Mais do que isso, eleva o potencial do turismo para gerar emprego, renda e inclusão social,” afirmou.

Segundo a Embratur, a chegada de novos visitantes terá um impacto estimado de US$ 25 milhões na economia brasileira. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também sublinhou a importância do turismo para a geração de empregos e renda. “Queremos atrair o maior número de turistas internacionais para o Brasil. Isso beneficia as companhias aéreas, o governo, a Embratur e a sociedade, pois significa geração de empregos e renda. Em 2023, registramos recorde de arrecadação com o turismo internacional, e os primeiros quatro meses de 2024 já superam o ano anterior em receita. Estamos no caminho certo,” afirmou.

Os resultados da primeira rodada serão publicados em 3 de junho, com a abertura da segunda rodada de inscrições até 25 de junho e resultados divulgados em 9 de julho. A execução inicial dos recursos está prevista para 20 de setembro.

Gostou desta reportagem?
Siga a Revista Amazônia no Google News

⭐ SEGUIR AGORA