Educação e Agricultura: Uma Parceria para o Futuro

No Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro, é importante destacar a importância da formação e do conhecimento como pilares fundamentais para impulsionar a inovação e desenvolver os conhecimentos agropecuários. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem se esforçado para fomentar o compromisso com o desenvolvimento profissional, oferecendo cursos com certificação, não apenas para seus servidores, mas também para a população em geral.

ENAGRO: Formando o Futuro da Agricultura

Entre as oportunidades disponibilizadas pelo Mapa, estão os cursos da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO). A ENAGRO desempenha um papel importante no incentivo de políticas educacionais voltadas para o setor agrícola. Ela é responsável por capacitar, desenvolver e proporcionar aprendizado no setor com competência e ética.

Os interessados podem se capacitar em áreas como defesa agropecuária, ferramentas de gestão e competências emocionais. Os cursos estão disponíveis de forma gratuita, para o público interno e externo, com capacitações na modalidade de ensino à distância e presencial.

e-Campo: Tecnologia e Conhecimento ao Alcance de Todos

Outra oportunidade são os cursos da e-Campo, uma plataforma desenvolvida pela Embrapa. A e-Campo oferece diversas capacitações de forma EAD e com certificado. O principal objetivo é contribuir com o compartilhamento de conhecimento e tecnologias gerados pelas pesquisas realizadas dentro do órgão.

As capacitações são desenvolvidas por equipes multidisciplinares e pretendem ser um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira. Cursos sobre compostagem, aquaponia residencial, hortas em pequenos espaços e apicultura para iniciantes são algumas das oportunidades oferecidas pela e-Campo.

Atualmente, a plataforma tem 130 capacitações ativas, dentre elas, 103 são gratuitas. Mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram na plataforma e 284 mil certificados foram emitidos.

A educação é a chave para o futuro, e o Mapa está comprometido em fornecer as ferramentas necessárias para garantir que todos tenham acesso a ela. Com a ENAGRO e a e-Campo, o futuro da agricultura brasileira parece promissor.

Edição Atual

Noticias Relacinadas