Arqueólogos abrem tumba de 3 mil anos no Egito, com pinturas vivas de um oficial chamado Paser, numa corrida contra as enchentes que ameaçam a necrópole

Arqueólogos abrem tumba de 3 mil anos no Egito, com pinturas vivas de um oficial chamado Paser, numa corrida contra as enchentes que ameaçam a necrópole
Colinas de Sheikh Abd el-Qurna, na margem oeste do Nilo, em Luxor, onde ficam tumbas de nobres. Foto: Rüdiger Stehn, via Wikimedia Commons, licença CC BY-SA 2.0.

O primeiro olhar dentro de uma tumba antiga recém-descoberta é, ao mesmo tempo, emocionante e assustador. Ninguém sabe se o teto desabou, se ela foi saqueada ou se está preservada. Foi assim que uma equipe internacional de arqueólogos entrou numa tumba de cerca de 3 mil anos na necrópole tebana, perto de Luxor, no Egito.

A descoberta aconteceu na área de Sheikh Abd el-Qurna Inferior, na margem oeste do Nilo, um sítio do Patrimônio Mundial da Unesco.

Achada por causa das enchentes

O objetivo principal do projeto é proteger a necrópole. Por ficar no sopé da montanha tebana, a área é extremamente vulnerável a enxurradas provocadas por chuvas intensas. Para desviar a água das tumbas, a equipe remove entulho e escava a área com técnicas arqueológicas que preservam todas as informações históricas. Nesse trabalho, apareceu a tumba desconhecida.

O layout é típico das tumbas de elite tebanas do Novo Império, entre cerca de 1550 e 1069 a.C., quando Tebas, a atual Luxor, era a capital e o principal centro religioso e político do Egito. Há um pátio externo, uma capela escavada na rocha e câmaras funerárias subterrâneas. O pátio, bem preservado, tem uma plataforma de tijolos de barro com nicho para uma estela, a pedra com inscrições funerárias, e uma escada com rampas laterais.

As pinturas de Paser

Na capela, as paredes têm pinturas vivas do dono da tumba adorando deuses em santuários e sentado com a esposa diante de uma mesa de oferendas com pão, cerveja, frutas, carne e flores. Pelo estilo e pela iconografia, a equipe datou a tumba do período raméssida, entre cerca de 1292 e 1069 a.C., época dos vários faraós chamados Ramsés.

Uma primeira análise identificou o dono principal como um funcionário chamado Paser. As pinturas estão cobertas de sujeira, e a limpeza por um especialista em conservação deve revelar mais sobre a identidade das pessoas enterradas ali e sobre quem reutilizou a tumba depois.

Por que reutilizar tumbas

Uma das questões da pesquisa é entender por que oficiais raméssidas como Paser escolhiam reutilizar, modificar ou construir tumbas ao lado dos monumentos das elites da 18ª dinastia, mais antigas. A proximidade de rotas de procissão, de tumbas de parentes ou de monumentos de culto pode ter influenciado essas escolhas.

A cidade dos mortos

A necrópole tebana ocupa cerca de 10 quilômetros quadrados e foi o principal cemitério real e de elite do Egito por meio milênio, a partir de 1550 a.C. Inclui o Vale dos Reis, onde estão Tutancâmon e Ramsés II, o Vale das Rainhas, centenas de tumbas de nobres, templos memoriais e restos de palácios. A equipe trabalha ali desde 2018, em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Corrida contra o clima

Com a mudança do clima, a frequência e a força das enxurradas na região devem aumentar muito nos próximos anos. A água pode causar danos imediatos, como o crescimento de cristais de sal, a perda das pinturas e até o desabamento das estruturas. Por isso, o trabalho é uma corrida contra o tempo: proteger as tumbas e, ao mesmo tempo, estudar pela primeira vez uma área pouco explorada, que mostra a vida de oficiais e pessoas comuns do Egito antigo.

Perguntas frequentes

Onde fica a necrópole tebana?

Na margem oeste do Nilo, em frente à cidade de Luxor, no sul do Egito.

Quem era Paser?

Um funcionário do período raméssida, identificado como dono principal da tumba pelas pinturas.

Gostou desta reportagem?

Marque Revista Amazônia como fonte preferencial e veja mais conteúdo nosso no Google.

Gostou desta reportagem?
Siga a Revista Amazônia no Google News

⭐ SEGUIR AGORA